gran duos O maior problema do Galaxy Gran Duos é a ROM Android da Samsung Brasil. Como resolver isso?

Eu testei duas unidades do Samsung Galaxy Gran Duos, que adquiri por conta própria (com a ajuda de um parceiro do blog), uma vez que a Samsung Brasil não envia aparelhos para testes. Fiz o review do produto em fotos, texto e vídeo (clique aqui para ler), e esse foi um review que gerou muita polêmica. Detectei diversos problemas no aparelho que ou os usuários não perceberam (talvez pelo fato de ser mais exigente) ou porque fazem questão de não ver esses problemas. Mas como sou insistente e teimoso, eu adquiri um terceiro modelo, dessa vez, para uso pessoal. E temos algumas novidades. Boas e ruins.

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que todos os modelos do Gran Duos que testei (inclusive o modelo atual) foram comprados em grandes lojas de e-commerce do Brasil (Submarino e Ponto Frio). Ou seja, diferente das besteiras que andei lendo nos vídeos gravados, não foram unidades provenientes de mercados alternativos ou “piratas”. São produtos oficiais, que qualquer pessoa pode encontrar em qualquer loja.

Ao ligar o aparelho, procurei saber qual era a versão do Android disponível na unidade. E aqui temos a “boa” (nem tão boa assim…) notícia: os aparelhos disponíveis no mercado brasileiro começam a ser distribuídos com a firmware I9082LUBAMC2. E aqui acaba a boa notícia.

Essa foi a primeira firmware alternativa que testei do smartphone, lançada em maio de 2013 lá fora. Quando testei no segundo Galaxy Gran Duos, ela funcionou bem, corrigindo boa parte dos problemas presentes no smartphone, como por exemplo o seu travamento quando utilizado o GPS com a conectividade 3G, ou as reinicializações espontâneas e aleatórias.

Fiquei animado quando vi essa informação. Afinal, enquanto ROM alternativa, o Gran Duos se comportou melhor do que com a sua versão original. Porém, o desânimo veio rapidamente com o comportamento do aparelho. Ao iniciar as instalações dos aplicativos que normalmente uso com o smartphone, o aparelho começou a reiniciar de forma espontânea e aleatória, tal como se ele nunca tivesse a sua firmware trocada.

Eu não sei vocês, mas essas coisas me irritam profundamente em um produto de tecnologia. São munições para aqueles que odeiam o Android para afirmarem que o sistema é um lixo. E com o passar dos anos, escrevendo sobre tecnologia todos os dias, eu me dei conta que a culpa não é do sistema Android, mas sim, das fabricantes que fazem m*rda na hora de personalizá-los.

Nesse caso, a Samsung Mobile Brasil.

Lá fui eu batalhar na internet uma ROM mais estável para o Gran Duos. Sem muitas dificuldades, encontrei uma ROM Stock, que dispensa inclusive a adoção de ROOT para ser instalada. A versão I9082LVJAME2  foi lançada em 19/06/2013, ou seja, é uma das mais recentes.

A seguir, descrevo alguns dos benefícios dessa ROM.

Problemas resolvidos: 

– Celular desliga sozinho.
– Trava ao ligar o Bluetooth as vezes, tendo que retirar a bateria ou reiniciar o smartphone.
– Se a rede de dados estava ativa, ao ligar o GPS, o smartphone travava, tendo que retirar a bateria ou reiniciar.
– Travadas momentâneas ao abrir aplicativos quando vários aplicativos já estão abertos.
– Aplicativos que acessam a Galeria sofriam de atraso nas suas execuções (Facebook, Instagram, etc)

Melhorias:

– Maior fluidez nas transições de telas.
– Maior velocidade na abertura e execução de aplicativos.
– Melhor desempenho em alguns jogos.
– Melhora considerável no desempenho do smartphone.
– Melhora leve na autonomia de bateria do smartphone.

O que ainda não foi resolvido: 

– Qualidade fraca do sinal WiFi, mesmo em locais próximos ao roteador.
– Demora para localizar o sinal das operadoras de telefonia após ligar ou reiniciar o smartphone.
– Problemas do alarme, que interrompe a execução apenas dois segundos após o horário programado (esse problema é do aplicativo padrão de alarme da Samsung, e não do Android ou do smartphone.

Como instalar a nova ROM? 

O processo de troca da ROM é relativamente simples, e a maioria dos usuários deve conseguir realizar sem problemas (ATENÇÃO: se você nunca mexeu com isso, leia todos os passos com atenção, e faça por sua conta e risco; se tem receio em fazer, ou acha que não consegue, peça ajuda para quem é capaz de fazer, ou simplesmente não faça o procedimento sozinho).

ATENÇÃO: Tenha instalado o Samsung Kies no seu pc, pois é necessário os drives para o pc reconhecer o celula no modo DOWNLOADING (clique aqui para fazer o download do Samsung Kies).

1. Faça o download da ROM em questão (I9082LVJAME2) (clique aqui para download)
2. Faça o download do programa ODIN (versão 3.07) (clique aqui para download)
3. Extraia os arquivos em seu PC, em uma pasta de fácil acesso (você terá um arquivo com extensão tar.md5, que será utilizado com o ODIN mais adiante)
4. Desligue o Galaxy Gran Duos, e em seguida, ligue o aparelho no modo DOWNLOADING (com o smartphone desligado, pressione os botões Volume Para Baixo + Home + Power ao mesmo tempo; vai aparecer uma tela de WARNING; aí, pressione o botão de VOLUME PARA CIMA, e o smartphone estará em modo DOWNLOADING).
5. Conecte o seu smartphone no PC, via USB, e aguarde a instalação dos drivers (se eles já não estiverem instalados).
6. Abra o programa ODIN 3.07 no seu PC
7. No ODIN, clique no botão PDA e escolha o arquivo .tar.md5 da ROM que você baixou e extraiu
8. No ODIN, marque as caixas “F.Reset Time” e “Auto Reboot”. Aproveit ee confirme se o smartphone é reconhecido corretamente na porta ID COM PORT do ODIN (vai aparecer em uma caixa na cor azul)
9. No ODIN, clique em START

Espere todo o processo de transferência da ROM ser concluído, até que a palavra PASS apareça na caixa de identificação da ROM do dispositivo. O Gran Duos vai reiniciar, instalar a ROM, reiniciar mais uma vez, fazer o ajuste dos aplicativos à nova ROM, e pronto: o smartphone está pronto para ser usado.

Lembrando… 

Você está realizando esse procedimento por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo se você fizer algo errado, ou se o procedimento não funcionar com você, e o seu Gran Duos simplesmente morrer. Comigo, deu certo, mas eu me responsabilizei por qualquer efeito colateral futuro no meu modelo, e sabia muito bem o que estava fazendo.

O procedimento funciona com o Galaxy Gran Duos modelo I9082L, que é vendido no Brasil. Não sei se funciona com o modelo I9082, ou com modelos comprados fora do Brasil, e particularmente, não vou correr atrás disso.

Ao realizar esse procedimento, você automaticamente perde a garantia de fábrica da Samsung Brasil, uma vez que você está instalando uma versão não oficial do Android no seu dispositivo. Por outro lado, a essa altura do campeonato, quem liga? A Samsung Brasil não consegue entregar uma ROM que preste no smartphone mesmo…

Considerações finais

O TargetHD.net não mudou a sua linha editorial. Não estamos fazendo apologia à pirataria ou violação de políticas comerciais de qualquer fabricante. Porém, por diversas vezes eu me manifestei sobre o problema na minha conta particular do Twitter, mas não obtive uma resposta efetiva da Samsung Brasil para sequer se manifestar sobre o assunto. Também estou descrevendo esse procedimento para ajudar aqueles usuários que se sentem perdidos com um aparelho que custa mais de R$ 1 mil, mas que não funciona como esperado.

O mais importante de tudo: da mesma forma que eu levantei diversas críticas ao aparelho na review feita, entendo que também posso ser aquele que pode ajudar a encontrar essas soluções, para mim e para os demais usuários.

Para mais informações sobre a ROM descrita nesse post, clique aqui.