linux-ps4-01

Em dezembro de 2015, ficamos sabendo que um hacker teria conseguido realizar o ‘jailbreak’ do PS4, o que abriria a porta para executar códigos de todos os tipos em um dispositivo que até então era impenetrável. Agora, sabemos que o hacker kR105, um dos que investigaram o assunto desde que o CTurt publicou sua descoberta inicial, conseguiu publicar um exploit totalmente operacional, que permite a inicialização do Linux no PlayStation 4, com a ajuda da ferramenta PS4-Playground.

Os usuários que contam com um PS4 com o firmware 1.76 estão aptos a aplicar esse método. Ainda que o código tenha aparecido a poucos dias, só agora foi comprovado sua eficácia sem problemas. Para testar o sistema, é necessário uma unidade USB formatada em FAT32 e conectada a qualquer uma das portas USB do PS4.

linux-ps4-02

Nessa unidade, precisamos introduzir dois arquivos (bzImage e initramsfs.cpio.gz), que são os que iniciam o processo de carga do sistema Linux básico, que ainda que não contemos com uma interface de desktop para o o uso, podemos acessar um console Linux convencional, onde é possível introduzir comandos.

É mais que provável que, a partir daqui, apareçam novas opções que aproveitem do exploit, mas o que parece inviável é poder usar o console para rodar cópias falsificadas dos jogos do PS4. O que aparece como possibilidade (entre outras coisas) são os emuladores que permitem aproveitar o PS4 para rodar jogos de outras plataformas sem problemas.

Via The RegisterWololo.net