Já temos mais de um mês do lançamento do iPhone 5, e desta vez, demorou para aparecer um jailbreak realmente eficiente para o aparelho, algo que é esperado pelos usuários com certa ansiedade. Mas os donos do novo smartphone da Apple podem ficar tranquilos, pois o momento de libertação está chegando.

O pessoal do Chronic Dev-Team, uma das equipes dedicadas a conseguir e aproveitar exploits para realizar o jailbreak nos dispositivos iOS anunciaram que eles estão muito próximos de alcançar uma solução definitiva para o iPhone 5. Vale lembrar que estamos falando de um jailbreak Tethered.

A má notícia nesse caso é que, para realizar o jailbreak no iPhone 5, você vai precisar contar com uma conta de desenvolvedor registrada, algo que a maioria dos meros mortais não possui. Mas também não é algo para você se desesperar. Afinal de contas, esse é o primeiro jailbreak eficaz para o novo smartphone da Apple, o que significa que é um primeiro passo para um jailbreak Untethered no futuro.

Mas… por que demorou tanto para o desenvolvimento de um jailbreak para o iPhone 5? Pelo mesmo motivo que demorou para sair um jailbreak para o iPhone 4S e iPad 2: o novo iPhone conta com um novo processador, o A6, e os desenvolvedores naturalmente gastam um pouco mais de tempo para trabalhar na arquitetura desse processador (na verdade, o desenvolvimento nesse caso começa praticamente do zero), para poder alcançar o seu objetivo, ou seja, a liberdade.

Outra vantagem da chegada desse primeiro jailbreak (mesmo necessitando da conta de desenvolvedor) é que aqueles que desenvolvem os aplicativos para o Cydia já poderão começar a testar e otimizar suas soluções para a nova tela de 4 polegadas do dispositivo, além de melhorar suas funcionalidades especificamente para o iOS 6.

Via