Nintendo_NX

A Gamestop se prepara para um “iminente” lançamento de novos consoles de videogames, garante o chefe de operações da empresa, Tony Bartel, em uma conferência com investidores.

A importante varejista de games é uma fonte crível para conhecer as próximas novidades do setor. Bartel afirma que está satisfeito com a introdução de novas tecnologias como a realidade virtual, que deve impulsionar a indústria do entretenimento a médio prazo.

Também prevê um aumento de negócio pelas novidades de hardware que os novos consoles vão trazer. O executivo afirma saber mais sobre o tema, mas que não pode compartilhar dados nesse momento.

Mas como não temos vínculo com fabricantes, podemos informar a vocês o que até agora sabemos sobre cada um dos futuros consoles que devem ser lançados ainda este ano.

 

Novos consoles para 2016?

Nintendo NX

As últimas notícias indicam que o próximo console da Nintendo seria apresentado no dia 27 de abril em um evento dedicado, sem esperar a E3 2016, que acontece em junho. Tudo indica que a Nintendo vai se atualizar na potência de hardware para receber os jogos multiplataforma e AAA, carência que limitou as vendas do Wii U.

Diante do PowerPC anterior, também é especulado um hardware interno mais “PC”, x86, com CPU de nova geração AMD Zen e gráficos Polaris entre 6 GB e 8 GB de RAM, cópias de segurança na nuvem, novos controles, suporte ao Vulkan, utilização de Amiibos, novos jogos internos e a possibilidade do Nintendo NX ser um console híbrido entre console de mesa e portátil.

 

PlayStation 4K

A Sony lidera com sobras a atual geração de consoles, mas não pode dormir no ponto. Por isso, já estaria trabalhando no PlayStation 4K (ou PS4 4.5), versão melhorada do console atual, que contaria com um hardware consideravelmente mais potente.

Dizem os rumores que os japoneses já teriam iniciado negociações com diferentes desenvolvedores, pavimentando o caminho para a chegada de jogos com resolução 4K. Esta versão melhorada do PS4 estaria orientada nesse sentido, buscando obter uma experiência de realidade virtual muito superior ao que seria possível com o console original via PlayStation VR.

 

Xbox One Slim

A Microsoft tem complicada a sua missão de aumentar as vendas de consoles, com o PS4 quase vendendo o dobro do Xbox One, e a ameaça iminente do Nintendo NX. Por isso, um novo console é necessário.

O Xbox One Slim seria uma revisão do seu console, combinando processos de fabricação melhorados, formatos menores e preços mais baixos para manter e, quem sabe, turbinar as vendas. Também se fala de um Xbox One 1.5 com suporte ao Blu-ray 4K, mudanças na capacidade de armazenamento e outras melhorias.

O novo console da Microsoft seria apresentado na E3 2016 em junho.