icloud-logo

Tim Cook se pronunciou pela primeira vez desde o massivo vazamento de fotos íntimas de celebridades, evento inicialmente associado à uma falha de segurança do iCloud. Em entrevista para o Wall Street Journal, Cook reafirmou que não houve um vazamento de dados dos servidores do iCloud (ou seja, os hackers simplesmente adivinharam as senhas dos envolvidos), mas mesmo assim, prometem melhoras de segurança no serviço na nuvem.

Segundo Cook, a Apple vai introduzir novos alertas por e-mail quando alguém tenta mudar a senha de uma conta, tenta restaurar os dados do iCloud em um novo equipamento, ou quando um dispositivo entra em uma conta do iCloud pela primeira vez. Até agora, só eram enviados alertas se alguém com um equipamento da Apple tentava mudar a conta de outra pessoa, mas agora essa notificação vai se estender para qualquer tipo de dispositivo.

O iOS 8 também contará com verificação de dois passos para o acesso ao iCloud a partir do smartphone. A maioria dos usuários segue sem utilizar essa opção, e a Apple garante que vai tentar comunicar de forma mais agressiva sobre o quão importante é ativar esse tipo de verificação.

As novas notificações permitirão ao usuário potencialmente afetado tomar medidas imediatas, desde a troca de senha no mesmo instante até alertar a equipe de segurança da Apple, ou reassumir o controle de sua conta.

Via Wall Street Journal9to5Mac