smartphone ondas sonoras - O Google pode mesmo ouvir tudo o que falamos?

Há quem diga que a Google possui a habilidade de escutar cada palavra que dizemos para mostrar anúncios ‘personalizados’.

Como isso funciona?

De acordo com os rumores, ao ativar o Google Assistente no smartphone, o reconhecimento de voz para realizar buscas rápidas (OK, Google) ativa os microfones sem que a gente se dê conta disso. Dessa forma, nossas palavras são analisadas e usadas por um algoritmo que permite que a Google mostre da próxima vez os anúncios nas pesquisas na web.

Um youtuber decidiu colocar o rumor à prova, em um streaming ao vivo. Ele mostrou o tipo de núncios que apareciam em seu navegador. Depois, ele começou a falar diante do seu celular sobre um tema que ele não costuma conversar normalmente: brinquedos para cachorros.

 

menina ouvindo musica no smartphone - O Google pode mesmo ouvir tudo o que falamos?

 

Ele repetiu palavras e frases sobre o tema de forma contínua durante alguns minutos. Ao voltar a entrar no seu navegador, os anúncios nos sites visitados mudaram. Agora, eram anúncios de brinquedos para cachorros, produtos para mascotes e alguns anúncios que ele supõe que eram sobre palavras que o sistema não escutou corretamente.

O experimento não foi perfeito (outro teste está planejado para um próximo streaming), mas os resultados alimentam os rumores.

É… vivemos um grande Big Brother digital, que está cada vez mais difícil de encontrar uma saída ou escapatória.