Depois de retornar ao iOS, com um aplicativo oficial, o Google Maps está mais uma vez disponível para os usuários de smartphones com o sistema Windows Phone, da Microsoft. O app/serviço está disponível a partir do Internet Explorer, e o pessoal do Google explicou suas motivações para tal para o site The Verge.

O Google explica que periodicamente testa a compatibilidade do Google Maps com diferentes plataformas móveis, para garantir que vai entregar aos usuários a melhor experiência possível. No seu último teste, o Internet Explorer mobile ainda não estava oferecendo uma boa experiência de mapas, principalmente nas funcionalidades de zoom e em funcionalidades básicas dos mapas. Como resultado, o Google decidiu optar redirecionar os usuários do IE mobile para o Google.com, onde eles poderão ao menos fazer as buscas pelos locais. A equipe de desenvolvimento do Google Maps ainda afirmou que o Firefox Mobile oferece uma experiência de uso melhor, mas não vai fazer o redirecionamento desses usuários para esse navegador.

Recentes melhorias no IE mobile e no Google Maps permitem agora que o Google pense em uma forma de trabalhar com um aplicativo em definitivo para o Windows Phone, sem depender de um redirecionamento. O Google ainda continua testando a compatibilidade do Google Maps com outros navegadores, para assim garantir a melhor experiência do recurso para os usuários.

Fato é que ainda estamos longe de ver um aplicativo nativo do Google Maps para o Windows Phone, mas ao menos vemos que tanto Google quanto Microsoft já deram o primeiro passo para isso.

Via IntoMobile