galaxy-s3-duos-01

Hora do almoço. Eu estava aqui editando um vídeo review que vai ao ar amanhã no blog, quando recebo o alerta de um novo smartphone da Samsung circulando no mercado brasileiro. Até aí, tudo bem, já que a Samsung lança um smartphone novo por semana. O que chama a atenção é o seu nome: Galaxy S3 Duos! Isso mesmo: um Galaxy S3 Duos está sendo anunciado no site do Magazine Luiza, mas ainda não está disponível para compra.

Aí eu te pergunto: como assim? Ok, eu sei que no mercado asiático está disponível uma versão do verdadeiro Galaxy S3 (I9300) com dual chip. Aí, fiquei na dúvida: será que a Samsung Brasil trouxe esse modelo asiático, que mantém as principais características de hardware para o mercado brasileiro?

E a resposta é… NÃO! Infelizmente.

galaxy-s3-duos-ml

 

Não acredita? Clique na imagem para ampliar a foto!

O modelo que é anunciado no site do Magazine Luiza possui o número de código I8262. O que isso significa? Significa que esse modelo, na verdade, responde pelo nome Galaxy Core Duos, com especificações típicas de um modelo de linha média, que não se aproximam de jeito nenhum do poderio que é o Galaxy S3.

Tudo bem, eu bem sem que, para a Samsung, “o que se lê não se escreve”. Bem sabemos que o Galaxy S3 mini nada mais é do que um modelo que imita o formato do Galaxy S3, mas em dimensões reduzidas, e com as especificações de hardware reduzidas. Até aí, normal.

Porém, no meu entendimento primário, quando a Samsung divulga um produto com o nome “Galaxy S3 Duos”, a primeira ideia que vem à cabeça é que esse modelo é a versão dual-chio do modelo top de linha. Mesmo que a ideia não seja essa (e é, na minha opinião), o consumidor menos atento acaba sendo induzido ao erro, ou se decepcionando quando acaba verificando as suas especificações técnicas.

galaxy-s3-duos-02

O “Samsung Galaxy S3 Duos” (ou Galaxy Core Duos) GT-i8262 tem como especificações descritas na página do Magazine Luiza:

– conectividade HSDPA (3G) 850/2100
– sistema operacional Android 4.1.2 Jelly Bean
– tela de 4.3 polegadas (480 x 800 pixels, 16 milhões de cores)
– dois slots para SIM cards
– Bluetooth 4.0
– WiFi 802.11 b/g/n
– câmera traseira de 5 megapixels (com flash LED, gravação de vídeos a 640 x 480 e zoom 4x)
– câmera frontal VGA (720 x 480 pixels)
– 8 GB de memória interna (expansíveis via slot para cartões microSD de até 32 GB)
– bateria de 1.800 mAh
– peso de 140 gramas
– processador dual-core de 1.2 GHz
– 1 GB de RAM

Ou seja, temos basicamente um modelo de linha média, mas com o nome de um top de linha.

galaxy-s3-duos-03

Algumas coisas precisam ser bem explicadas para os leitores e usuários de tecnologia que eventualmente vão visitar esse post em algum momento de suas vidas.

A principal função do TargetHD.net é divulgar os lançamentos de produtos de tecnologia, com isenção e transparência de opiniões. Em nenhum momento queremos questionar ou denegrir a imagem das empresas envolvidas nesse post, até porque eu sou consumidor das duas empresas. Eu quero mesmo acreditar, de verdade, que há algum grande erro de comunicação entre as partes (ou até mesmo do markeing da Samsung Brasil), e vou esperar pela comunicação oficial de uma das duas sobre o assunto.

Porém, não posso deixar de levantar alguns questionamentos:

  1. o plano da Samsung Brasil era esse mesmo?
  2. a Samsung Internacional está ciente disso, ou autorizou?
  3. será que o consumidor brasileiro não se identificaria com o nome Galaxy Core Duos?
  4. não há o receio de uma rejeição por induzir (indiretamente) o consumidor a se interessar por um modelo, acreditando que ele “herda” as especificações do modelo single SIM, mas na verdade, é apenas um smartphone de linha média?

Enfim, ficam essas questões.

Para mais informações, clique aqui.

Ah, e obrigado pelas informações, @johnsonjones! Obrigado por contribuir com o nosso trabalho!