Você pode ter a senha mais forte do mundo na sua conta do Facebook. O próprio Facebook tem o poder de entrar em qualquer uma das suas 2.2 bilhões de contas, algo que ficou em segredo até agora.

Um número reduzido de funcionários dentro da empresa tem permissão para entrar em qualquer perfil sem o consentimento do usuário. Se a conta for de um empregado do Facebook, um alerta chamado Alerta Sauron, que avisa quando alguém está dentro da conta. Essa mesma proteção não existe para os demais usuários, o que reforça mais uma vez o ‘dois pesos, duas medidas’ na privacidade da rede social.

O Facebook não tinha motivos para manter isso em segredo. E é difícil de acreditar que qualquer pessoa hoje duvide que a empresa tem a capacidade de entrar na nossa conta a qualquer momento.

No entanto, visto que desde o escândalo com a Cambridge Analytica tudo o que envolve o Facebook é notícia, a rede social já anunciou que qualquer funcionário que abusar do seu poder será demitido imediatamente.

As ações das pessoas que abusam da chave mestra das contas do Facebook são controladas de perto pelos seus supervisores, além da obrigatoriedade de apresentar motivos fortes e legítimos para entrar em uma conta.

Dito isso, vários funcionários foram demitidos por abuso de poder. Ainda não está claro quais razões válidas são necessárias para entrar em uma conta.

Por outro lado, as pessoas estão usando mais o Facebook do que antes. Isso mostra que todo o escândalo não afetou a imagem da rede social para o grande público.

 

Via BGR