volksvagen

Todo mundo sabe o que aconteceu com a Volksvagen. Os motores alterados por software para passar nas provas de emissões de diesel, algo que respingou em outros fabricantes. Mas, espere: pode ser pior para os alemães.

Um anúncio oficial da Volksvagen revela que eles estão investigando se outros carros equipados com o motor diesel EA288 também apresentam ajustes de software trapaceiros similares aos encontrados nos motores EA189. A decisão acontece um pouco depois que alguns veículos de imprensa indicaram que a montadora alemã teria utilizado softwares diferentes para as trapaças, algo que faz sentido, já que são motores com ajustes diferentes.

Por enquanto, nada pode ser dito sobre o assunto, mas se o pior acontecer, o número de veículos afetados pela trapaça pode ser enorme. Até agora, 11 milhões de carros da Volksvagen tiveram os softwares alterados, dos quais 8.5 milhões foram chamados para um recall que solucionaria a questão. Em alguns casos, uma atualização de software basta, mas em outros, as modificações são mais profundas.

Por fim, a Volksvagen comentou que estua possíveis compensações financeiras aos seus clientes pela perda de imagem e confiança que o caso implica, mas não planeja devolver o dinheiro dos clientes.

Via New York Times