efeito-matrix-01

O ‘bullet time’, ou ‘efeito Matrix’ é vastamente utilizado nos filmes e na pulicidade. Porém, é um efeito que sai caro, pois exige várias câmeras e um sistema que sincroniza todas as capturas. Mas a Universidade de Columbia está trabalhando em uma forma muito mais barata e simples de reproduzir tal efeito, utilizando múltiplos smartphones.

O aplicativo CamSwarm é instalado em cada um dos smartphones, onde eles se comunicam uns com os outros através de uma rede WiFi. Um telefone é o líder, gerando um código QR na sua tela, e os demais se unem ao grupo através desse código.

efeito-matrix-02

Uma vez que todos os smartphones estão no mesmo grupo de trabalho, os usuários se colocam em diferentes posições, ao redor do que vai ser filmado. O aplicativo vai ajudar a focalizar a área adequada na sua localização, utilizando para isso as imagens dos demais smartphones, e a posição dos giroscópios e a bússola digital de cada smartphone.

Quando o grupo está no lugar adequado, o líder começa a gravação, e o aplicativo se encarrega de manter todas as capturas sincronizadas, que são enviadas para um servidor na nuvem que vai editar a sequência.

efeito-matrix-03

Como vemos, a técnica é bem econômica, já que o único custo de hardware envolvido seriam os smartphones (e o servidor), criando um sistema orientado para a gravação ‘caseira’ colaborativa. eles também trabalham no PanoSwarm, um aplicativo para fazer fotos panorâmicas em grupo, cada um com um smartphone diferente, e capturando uma área diferente da foto.

Via CamSwarm