Freedom 251 Phone-vs-ios-01

Ontem (18), falamos do Freedom 251 Phone, um smartphone cujo principal apelo era ter configurações de linha média, mas custar apenas US$ 3.60, um preço destruidor de recordes entre os smartphones econômicos. Mas… qual é a da Ringing Bells com esse lançamento?

A questão é válida conforme os veículos de tecnologia começaram a receber unidades desse smartphone para testes e reviews, uma vez que o seu design lembra muito outros smartphones. Isso é comum no mercado atual (intencional ou não, isso é outra história), mas as primeiras imagens mostram “uma clara inspiração” na Apple. Como sempre.

 

Uma parte frontal familiar

Freedom 251 Phone-vs-ios-02

O Freedom 251 Phone possui uma tela de 4 polegadas. Sem ter as dimensões exatas, os renders da página oficial e os vídeos de primeiras impressões que aparecem na web mostram que o modelo possui uma borda de tela considerável, deixando o dispositivo um pouco maior do que teria (por exemplo) o iPhone 5.

Porém uma vez que o smartphone possui um botão frontal circular no meio com um aro com acabamento metálico (ou imitando esse efeito), exceto pelas bordas e espessura, ele lembra muito um iPhone. A semelhança é considerável, principalmente levando em conta que no Android o botão físico frontal não é algo tão chamativo.

 

Personalizando o Android com ícones familiares

Freedom 251 Phone-vs-ios-03

É comum ver capas de personalização nos dispositivos Android, com o objetivo de oferecer diferenças e criar adicionais característicos de uma marca, seja na aparência, seja nas funções. Nesse sentido, em outras oportunidades a Xiaomi foi acusada de se inspirar demais no iOS com sua capa MIUI nos ícones e alguns detalhes da interface. Mas o Freedom 251 Phone pode ter ido além nessa “inspiração”.

As imagens mostram ícones aparentemente muito similares do que os apps correspondentes ao iOS. A semelhança é evidente nos ícones de Ajustes, no navegador, Calculadora, Relógio, Câmera, Contatos, E-mail, Telefone, Mensagens e outros. Alguns são cópias perfeitas, como o do Safari e o navegador de série do Freedom 251, e outros lembram designs antigos, como o Music, que mantém grande semelhança com a cor utilizada antes da atualização do app do iOS ao chegar a Apple Music.

Freedom 251 Phone-vs-ios-04

 

A história interminável nos smartphones

Nos demais aspectos, desde as dimensões e desempenho até as especificações de câmeras e demais detalhes, as diferenças são gritantes entre o Freedom 251 Phone e o smartphone da Apple e outros dispositivos Android, sem falar no preço, que nem vamos discutir. Não sabemos se isso terá consequências para a Ringing Bells, mas desde já chama a atenção tais semelhanças.

A Apple até agora não se pronunciou sobre o assunto, já que está muito ocupada com a histórica guerra de processos contra a Samsung. Seguiremos atentos sobre como essa polêmica se desenrola.