online-video

O cinema, desde o seu aparecimento, ganhou logo uma dimensão e importância muito grandes, fazendo dele uma indústria muito rica e uma das formas mais importantes e fascinantes de comunicação e entretenimento da sociedade atual.

O fascínio pelo glamour da indústria e da possibilidade de chegar a vários cantos e pessoas com interesses distintos fez dos atores, realizadores e produtores verdadeiros ícones e estrelas para a sociedade. Posteriormente a este sucesso, surgiram as grandes e glamorosas galas de premiação dos filmes e seus intervenientes como o Oscar, Grammys ou festivais de cinema como Sundance, Cannes, entre outros. Tudo isto contribuiu para um grande fascínio e consagração da indústria do cinema a nível global.

Contudo, nos últimos anos, apesar de grandes investimentos em filmes e produções milionárias, bem como atores ao nível das pessoas mais bem pagas do mundo, a indústria de cinema foi ultrapassada por algumas indústrias emergentes como é o caso da indústria dos games ou da TV. Tal acontece devido a uma vasta variedade de razões como é o caso do elevado preço dos ingressos para ir ao cinema e também devido à facilidade e rapidez com que os filmes chegam à televisão ou DVD.

Outro dos motivos está no acesso à tecnologia e também da própria evolução dessa tecnologia. É muito mais fácil e cômodo que as pessoas vejam um filme em casa sem terem que se deslocar a qualquer lado ou pagar por isso. Além disso, as próprias TVs estão evoluído de tal forma que a qualidade de ver um filme na em casa é equiparada à do cinema. A tecnologia 4K da Sony, por exemplo, apesar de ainda não muito difundida, apresenta uma qualidade tão impressionante que, se combinada a outros recursos como o 3D, conexão à internet e emparelhamento com outros dispositivos faz com que muitas pessoas prefiram ver algo em casa do que se deslocar ao cinema, mesmo que tenham que esperar algo tempo para isso.

Vários foram e são os programas, filmes e seriados que são produzidos especialmente para este formato sem considerar o cinema. O sucesso está a vista de todos e seriados como Game of Thrones, Baywatch, Breaking Bad, The Simpsons, The Walking Dead, X-Files, Prison Break, How I Met Your Mother, The Big Bang Theory, entre muitos outros, são a prova de que esta indústria tem crescido e surpreendido tudo e todos, afetando a indústria do cinema. Muitos atores, devido a este sucesso, optaram por se dedicar mais a este segmento do que propriamente o cinema, agravando, assim, essa situação.

Com esta situação, várias empresas como a Netflix ou Amazon, por exemplo, dedicaram-se a oferecer conteúdos voltados para este segmento, onde o acesso e a facilidade de encontrar conteúdos é ainda mais rápido e acessível, levando várias pessoas a adotarem o formato “on demand”, onde você pode assistir ao programa sem publicidades ou intervalos. Inclusive vários operadores de TV disponibilizam equipamentos onde a gravação dos conteúdos que passam em vários canais é gravada automaticamente, podendo ser acessível a qualquer momento.

Para muitos especialistas e amantes de cinema, nada disto substitui a experiência de ir ver uma grande estreia de um filme nas salas. Mas a verdade é que a qualidade das TVs, as novas tecnologias que lhe são associadas, o sucesso de vários seriados, filmes, produções exclusivas e o surgimento de vários serviços onde o acesso a conteúdo é facilitado, rápido, cômodo e barato fizeram com que a indústria de cinema sofresse algumas perdas em termos de rentabilidade.