wozniak-apple-ii

Estamos acostumados com os computadores potentes e sistemas operacionais sofisticados, mas nem sempre foi assim. Os mais veteranos se lembram que o início da informática pessoal foi algo quase artesanal, e os primeiros computadores que chegavam aos lares dos usuários eram funcionais, mas não eram potentes.

Um desses computadores foi o Apple II, uma relíquia de 8 bits que foi lançado há 35 anos atrás. Agora, o Computer History Museum disponibilizou para consulta pública o código-fonte do modelo de 1977. Para aqueles que gostam dos embriões dos computadores pessoais (sendo fãs ou não da Apple) ficarão encantados com essa disponibilidade.

O sistema foi cedido por Paul Laughton, um engenheiro que conhece bem o que é trabalhar sob a pressão de Steve Jobs. E desenvolver o sistema lhe custou apenas sete semanas de intenso trabalho. Em compensação, ele embolsou US$ 13 mil para essa missão, o que era um dinheiro bem considerável na época. Agora, o museu decidiu compartilhar com todos os usuários que desejam dar uma olhada nesse código.

Tudo o que você precisa fazer é visitar a página do museu na internet, e acessar os dados. Sem burocracia.

Via 9to5Mac