chromebook-windows

As vendas dos Chromebooks seguem em alta. A consultoria Gartner prevê um crescimento de 27% para 2015, alcançando 7.3 milhões de unidades vendidas. Mesmo não sendo um dispositivo para tudo ou para todos, os Chromebooks podem ser dispositivos perfeitos para uma parte dos usuários que buscam um notebook portátil e barato para os serviços conectados e aplicativos de escritório mais básicos.

Parte dos usuários criticam as limitações do sistema Chrome OS, e existem na internet registros de tentativas de instalação de outros sistemas, como por exemplo o Linux e o Ubuntu. Agora, um usuário foi capaz de instalar o Windows 8.1 no Acer C720 Chromebook, o mais vendido com a plataforma. O modelo possui tela de 11.6 polegadas (1366 x 768 pixels), processador Celeron 2955U dual-core com arquitetura Haswell e 4 GB de RAM, com preço de US$ 200.

O resultado final mostra um conjunto onde quase tudo funciona, incluindo a aceleração de vídeo por hardware. O trackpad não funcionou, mas foi possível instalar um mouse na porta USB. Alguns modelos como o HP Stream (US$ 199) são alternativas Windows aos Chromebooks, mas nesse caso temos um desenvolvimento de solução com Chrome OS e Windows.