blue-desktop

Falta muito pouco para o Windows 8 receber a sua primeira grande atualização. O Windows 81. está confirmado, e ao que tudo indica, a volta do botão Iniciar no sistema operacional também. O blogger Paul Thurrott publicou hoje umas imagens que, se forem verdadeiras, confirmam a volta dessa característica, tão reclamada pelos usuários desde o seu desaparecimento com o lançamento do Windows 8.

Por enquanto, não sabemos que o botão vai deslocar um menu como nas versões anteriores do Windows, ou se simplesmente vai devolver a tela inicial ou a interface Metro. Ao que parece, o menu deslizável lateral “hot corner” desaparecerá quando nos deparamos com a área de trabalho clássica, e não quando como utilizamos a interface Metro.

Por outro lado, Mary Jo Foley, jornalista muito bem informada sobre os últimos movimentos da empresa de Redmond, afirmou que o novo botão iniciar não vai apresentar um menu na vertical, como no Windows clássico. Ou seja, existe a possibilidade desse botão simplesmente acionar a interface Metro também.

De qualquer forma, a volta do botão Inicial é uma resposta da Microsoft ao feedback dos usuários, que reclamaram muito a sua ausência depois dos primeiros testes com o Windows 8. Não resta dúvidas que a interface Metro conquistou admiradores e desafetos, e é por isso que a Microsoft vai permitir na próxima atualização que o sistema operacional possa ser iniciado diretamente na área de trabalho tradicional, mesmo não sendo essa a opção padrão (se o usuário quiser que seja o padrão, o usuário deve ir até os ajustes dos sistema e habilitá-la).

Outra característica do Windows 8.1 é a utilização de uma fotografia como papel de parede da interface Metro, o que permitirá um nível maior de personalização para todos aqueles que acham interface do Windows minimalista demais ou pouco atraente.

Devemos lembrar que nenhuma dessas características foram confirmadas oficialmente pela Microsoft, apesar de todas as informações parecerem indicar que finalmente contaremos com todas essas novidades em breve. O Windows 8.1 tem o seu lançamento agendado para o dia 26 de junho, e será completamente gratuito para todos os atuais usuários do Windows 8.

Via ZDNet, The Verge