botao-de-silencio-iphone apple

Há muitas novidades nos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus da Apple, mas também há uma constante. Um dos pequenos detalhes que ninguém presta atenção, mas está lá: o botão de silêncio.

O interruptor físicos está presente no iPhone desde o primeiro modelo de 2007. Curiosamente, é uma das características que os fabricantes do Android não levaram em consideração. Este é um dos melhores sinais de identidade do iPhone da Apple? E serve de verdade para alguma coisa?

 

O silêncio através de um botão

 

iphone-7-camera-teaser

 

Alguns rumores prévios indicavam a eliminação do interruptor físico no iPhone 7. Essa característica desapareceu no iPad Air 2 e as melhorias na Central de Controle do iOS apontavam para isso. Porém, o botão de silêncio continua vivo.

Quando estamos em um local com muito barulho, o normal é tirar o telefone do bolso com pressa para interromper a chamada, ou pressionar o botão de liga/desliga ou os de volume para silenciá-la.

No iPhone, tudo é mais simples, pois o interruptor silencia o smartphone de forma rápida e simples. Isso evita problemas em situações onde manter o silêncio é cada vez mais importante, evitando gafes históricas como em 2012, quando um concerto da Filarmônica de Nova York foi interrompida pelo célebre toque da Marimba durante uma peça.

 

Poucas alternativas no Android

 

oneplus-side

 

Poucos fabricantes de dispositivos Android seguiram esse exemplo. Talvez o caso mais emblemático seja o da OnePlus, que integrou o Alert Slider nos modelos OnePlus 2, OnePlus X e OnePlus 3.

Alguns fabricantes como a LeTV também incorporaram um botão ou interruptor em alguns dos seus dispositivos, e a recepção dessa característica foi muito positiva. Então, por que outros fabricantes Android não tentaram o mesmo?

É fato que no Android é possível controlar os ajustes de notificações e alertas com os controles de volume, mas isso implica em vários acionamentos dos botões, além de ter que olhar a tela do dispositivo para garantir que as preferências estejam ao seu gosto.

 

xiaomi-mi-botao-teaser

 

Há formas de integrar o botão para quem precisa. A Xiaomi tem o MiKey, pequeno botão físico que é inserido na entrada de fones de ouvido, permitindo uma pré-configuração com diversas opções.

Os acessórios podem servir para esse propósito… pelo menos enquanto os fabricantes manterem o conector de 3.5 mm nos dispositivos. Algo que a Apple já deu adeus, e a Samsung pensa em fazer o mesmo.

 

Este é um dos segredos do sucesso do iPhone nas empresas?

 

botao-de-silencio-iphone-02

 

Com o iPhone, evitamos isso: o botão silencia quase que completamente os sons do smartphone, de forma rápida e simples.

O acesso é provavelmente uma das características mais valorizadas para todos que em algum momento estão em uma reunião profissional e precisam silenciar o dispositivo de forma rápida.

É claro que a resposta da pergunta que dá título para este post é afirmativa. Os usuários do iPhone destacam itens como qualidade de construção, câmera ou fluidez do dispositivo, mas todos parecem fazer uso intenso de um botão de silêncio, que é uma das características indispensáveis do smartpone da Apple desde o seu início.