Mais uma prova que o ano está acabando: as listas de revisão de como foi o ano de 2012 não param de ser publicadas. Depois do Twitter publicar o seu “best of 2012” ontem, é a vez do Google publicar a 12da edição da Zeitgeist, que é uma análise anual dos conteúdos pesquisados em seu buscador.

O site Zeitgeist 2012 já está no ar, permitindo ao internauta descobrir quais foram os termos mais populares ao redor do planeta. A versão desse ano é, segundo o próprio Google, a mais completa até agora, apresentando 838 listas de 55 países. Além disso, novos temas e funcionalidades foram adicionadas na lista desse ano, como um mapa interativo que mostra onde e quando os termos de maior destaque aparecem ao redor do mundo.

Para tornar a leitura desse estudo mais ampla e interessante, o Google desenvolveu um aplicativo exclusivo para os smartphones Android, que mostra de forma organizada os dados publicados pela Zeitgeist 2012. O Google informa que, em breve, uma versão do app para o iOS deve ser lançada em breve.

Alguns temas inusitados alcançaram o topo das listas entre os termos mais buscados. Um exemplo: “o que é o amor?” foi o termo mais buscado em 10 países que foram alvo desse estudo, o que mostra que as pessoas ainda estão tentando descobrir o que é esse sentimento considerado complexo.

Outros assuntos considerados “globais” assumiram a primeira posição das buscas em diferentes locais do planeta. Exemplos: a morte da cantora Whitney Houston, o Gangman Style, o salto em queda livre do espaço de Felix Baumgartner, os Jogos Olímpicos de Londres, o sucesso repentino do jogador da NBA Jeremy Lin, as polêmicas propostas da SOPA e ACTA e o furacão Sandy estão entre os termos mais buscados em todo o mundo.

Um dado curioso: no segmento de programas de TV, o reality show Big Brother Brasil 12 (ou BBB12) e a novela Avenida Brasil, ambos da Rede Globo, aparecem no topo da lista dos mais buscados/citados em todo o planeta.

Para você conferir todos os dados do Zeitgeist 2012, clique aqui. Abaixo, veja um vídeo que resume em imagens a lista dos assuntos mais buscados em 2012, segundo o Google.