iphone-6s-plus-6-plus-diferenças

Quando foram reveladas as especificações técnicas dos novos iPhone 6s e 6s Plus, verificamos que haviam mudanças nas suas dimensões e peso. Este último detalhe chamou a atenção por não ter ocorrido o mesmo em outras versões (não nesse nível, pelo menos), e muitos indicavam a inclusão do 3D Touch e o uso de um alumínio mais resistente (série 7000) os motivos para isso acontecer. Pois bem, esse post revela o verdadeiro responsável pelo aumento de peso dos novos iPhones.

A nova estrutura de zinco pesa (segundo a Apple) apenas 2 gramas a mais que a do alumínio de série 6000 (com silício e magnésio) usado nos modelos iPhone 6 e 6 Plus. Logo, não é o único fator responsável pelas 14 gramas a mais no iPhone 6s, ou 20 gramas no iPhone 6s Plus.

iphone-6s-structure

Com isso, o culpado agora é quase exclusivamente o 3D Touch e sua composição. A nova tela pesa aproximadamente o dobro que a dos modelos anteriores (29 gramas no iPhone 6s, contra 12 gramas do iPhone 6). Isso se deve ao fato da tela 3D Touch contar com uma nova capa e a presença do novo sensor capacitivo para a pressão, o que aumenta a espessura e o peso da tela naturalmente.

iphone-6s-materials

Muitos usuários provavelmente não vão perceber esse aumento de peso, e de fato isso nem chega a incomodar. Mas para os mais detalhistas, o aumento chama a atenção, pois é bem maior do que as demais evoluções da linha ‘s’ (3 gramas do iPhone 4 para o 4s, e sem mudanças do iPhone 5 para o 5s). Logo, se confirma em partes o que era especulado antes do lançamento dos novos smartphones, que por sinal foram os que mais ‘spoilers’ receberam até agora. A má notícia é que os 11% a mais de peso não representam uma bateria maior. Pelo contrário: já vimos que a bateria dos novos iPhones está menor. Infelizmente.

Via The Verge