nransomware

Alguém liberou na internet uma variante de ransomware que é estranho e, ao mesmo tempo, depravado.

O nRansom.exe sequestra o computador da vítima, e a única forma dos dados serem recuperados é através do envio de nudes do próprio usuário.

Isso mesmo: nada de bitcoins aqui.

Há uma dúvida sobre a veracidade dessa ameaça, já que a notificação de infecção e sequestro do equipamento se parece com uma grande e bem elaborada brincadeira.

 

 

As vítimas do nRansomware são obrigadas a criar uma conta no Protomail, que será verificada pelo atacante, para depois realizar o envio de pelo menos 10 nudes.

Uma vez obtido o “resgate”, é enviado um e-mail para a vítima com link para desbloqueio dos dados retidos, que provavelmente devem conter imagens e informações ainda mais comprometedoras.

A recomendação nesse caso é a mesma de sempre: cuidado com a confiabilidade dos links e arquivos que você baixa pela internet.

E, obviamente, tomar cuidado ao compartilhar nudes pela internet. Não vamos aqui dizer sobre o que você deve ou não fazer com suas fotos privadas, mas é altamente recomendado ter alguns cuidados básicos para que a sua identidade não seja revelada nessa prática.

Todo cuidado é pouco, ainda mais na internet. Mas isso você já deve saber, certo?

Se alguém for vítima desse ransomware, por favor, avise. Isso pode ser de grande ajuda para os demais internautas.

 

Via Motherboard