2016-new-google-emojis

A Google propõe um novo conjunto de emojis caracterizados para representar a mulher em diferentes locais de trabalho.

Até agora, o teclado Emoji padrão inclui algumas figuras relacionadas a atividades profissionais cujo rosto é masculino, e a proposta da Google para a Unicode é uma série de imagens que representam profissões das quais o teclado não oferece opção, incluindo perfis para os dois sexos.

Não é preciso pensar muito para descobrir a motivação da Google nessa iniciativa. Dessa forma, eles contribuem com a igualdade entre gêneros, principalmente se levarmos em conta o alcance global que a paleta de pictogramas possui em muitos dos seus apps. São 13 imagens que compõem no total 26 ícones (para os dois gêneros) e 40 atividades profissionais, contando as diferentes interpretações de cada uma.

Não foi uma seleção casual, levando em conta três fontes de informação: categorias laborais mais importantes, a informação relativa ao crescimento e a popularidade (assim como estudos de gênero) e considerações sociais e populares.

2016-new-google-emojis-02

Isso se encaixa em uma das últimas incorporações de símbolos, centrada na igualdade, oferecendo a possibilidade do usuário escolher entre diferentes tons de pele para os emojis. Além de estar relacionado principalmente ao aumento das opções na representação de casais e famílias, adicionando mais possibilidades além do hétero-normativo.

Além da igualdade, a Google ressalta que as mulheres são as que mais usam os emojis (78% mulheres, 60% homens), principalmente entre os jovens. O grupo demográfico que mais usa esses caracteres são as mulheres menores de 30 anos.

Por enquanto, é apenas uma proposta que precisa ser aprovada pela Unicode. Se aprovada, os novos pictogramas poderão ser vistos no final de 2016. E esta é uma incorporação que provavelmente a maioria dos usuários vai agradecer, apesar de todas as polêmicas que normalmente mudanças como essa geram entre alguns usuários.

Via Unicode