robo-disney

 

É incrível o que a Disney Research, nova divisão de pesquisa e projetos especiais, está alcançando em pouco tempo de vida. Principalmente nas suas capacidades de robótica e na criação de software e sistemas de inteligência artificial.

Eles já apresentaram o robô que pode escalar paredes e um equipamento com assombrosa precisão, mas hoje veremos a sua nova invenção de robôs, ao criar o primeiro que baseia o seu design em uma pata que fica saltando para o deslocamento.

 

 

Lembra muito o Tigger de Winnie the Pooh

 

giphy

 

 

O novo robô (ainda sem nome) se baseia em uma tecnologia conhecida como LEAP (Linear Elastic Actuator in Parallel), que é um solenóide magnético e dois amortecedores instalados em um mecanismo com um único pé, já que seu movimento e baseado em saltos.

O robô saltou até 19 vezes antes de cair, por sete segundos. Vale ressaltar que este é um protótipo que exige conexão direta com a rede elétrica, mas a ideia é ter um robô que usa baterias, e pode saltar por um período mais longo, se movendo em rota definida.

A parte mais complicada do projeto é o seu tamanho e o mecanismo, e nesse aspecto, os testes foram positivos, onde a estabilidade alcançada pelo sistema é muito boa. A maioria dos robôs usa quatro ou duas pernas, e o sistema da Disney pode ser aplicado em outros projetos da empresa.

Vídeo demonstrativo a seguir.

 

 

Via Disney Research