O jovem Jianyu Que registrou um novo recorde no Guinness em um programa de TV chinês, ao solucionar três cubos de Rubik simultaneamente enquanto realizava malabarismos.

A nova marca é de 5 minutos e 6,61 segundos. Um cubo de 3 x 3 x 3 é resolvido, em média, em aproximadamente 13 segundos (o melhor tempo é de 11,62 segundos), mas de forma simples e tradicional.

Este é um recorde que não é contemplado ou homologado pela World Cube Association, mas é bem difícil de ser alcançado. Poderia ser incluído nas competições pela facilidade de julgamento e cronometragem.

Mas ao menos podemos apreciar o vídeo e examinar os cubos em movimento. Lembrando que os cubos devem sempre ficar em movimento no ar, algo que é simples para um malabar, mas que requer prática para modificar os lados do cubo a cada agarre. Se os cubos se chocam, se desorientam ou qualquer outra distração… fim!

O vídeo é um pouco confuso porque ele começa com 5 minutos e 20 segundos de tentativa. O método utilizado por Que passa por resolver um cubo de cada vez, e não três ao mesmo tempo, o que seria um complicador adicional enorme.

Que usa dois minutos no primeiro cubo, um pouco menos no segundo cubo e muito menos tempo no terceiro cubo (o vídeo está resumido e dramatizado). O tempo total é de pouco mais de cinco minutos sensacionais.