carga-qi-01

 

Há quase um ano, o Wireless Power Consortium anunciou que estava trabalhando em uma nova versão do padrão QI, mas sem revelar mais informações sobre o assunto. Hoje, a WPC revelou os seus planos, que basicamente envolvem recargas mais potentes e em um tempo menor.

Nas novas especificações do novo padrão QI, teremos uma maior potência ao alcançar ate 15W de transmissão de energia, seja para um único dispositivo ou vários, já que podemos dividir a potência de acordo com aquilo que cada dispositivo suporta.

Por outro lado, se adaptará a recarga rápida ou turbo que existe hoje em alguns dispositivos via cabo convencional. Com isso, o WPC menciona que será possível recarregar aproximadamente 60% das baterias em um lapso de 30 minutos, sempre e quando o dispositivo seja compatível com o novo padrão.

carga-qi-02

O novo padrão Qi será compatível com todos os smartphones equipados com a versão anterior, sem afetar o desempenho da bateria, ou seja, poderemos recarregar nosso ‘velho’ smartphone com o novo padrão de recarga sem fio Qi sem afetar o desempenho da bateria. Porém, os atuais carregadores e smartrphones com tecnologia Qi não poderão ser atualizados para o novo padrão.

Até o momento, não há informações sobre quando vão aparecer os novos smartphones e estações de carga com o novo padrão Qi, já que a WPC só cita que nos próximos dias vão enviar todas as especificações aos membros do consórcio, para que eles comecem a trabalhar na produção dos dispositivos com o suporte ao novo padrão de recarga sem fio.

Via The Wireless Power Consortium