newsfeed-facebook

A grande maioria dos usuários do Facebook tem algum tipo de crítica contra o News Feed do Facebook, motivo pelo qual a rede social não deixa de inventar recursos para melhorá-la. A última das otimizações está relacionada com uma curiosa mudança no seu sistema de publicações, que vai permitir que as notícias mais relevantes (e também as mais velhas) apareçam na sua página.

Até agora, a publicação dos seus amigos ou das pessoas que você segue recebia uma indexação inicialmente determinada pela data e hora que ela foi publicada (quando mais próximo da hora atual, melhor), mas isso implicava que publicações relevantes (mas, de novo, mais antigas) desaparecessem completamente de sua timeline.

O novo sistema do News Feed dá mais peso para as publicações mais relevantes, sejam pela sua relação com a pessoa (através dos likes dados ou comentários), o tipo de conteúdo, ou alguma outra métrica, dando um menor peso à data e hora da publicação. O Facebook justifica a decisão informando que os testes internos desse novo sistema só resultaram em uma única queixa, e isso supondo que os funcionários da rede social são, supostamente, os usuários mais críticos em relação às mudanças.

O Facebook está se esforçando para mostrar que as mudanças serão benéficas para a maioria. Um dos responsáveis pelo News Feed, Lars Backstrom, escreveu no blog do serviço que cada usuário recebe uma média de 1.500 histórias por dia, e que o algoritmo deve mostrar pelo menos as 300 notícias mais relevantes, baseadas no número de interações que cada uma delas recebeu.

Obviamente, a variável de tempo está presente nesse novo algoritmo, mas como já afirmei antes, ela não estará mais nas primeiras posições. Agora, quanto maior o impacto que uma publicação tem junto aos usuários em um menor espaço de tempo, mais popular ela será no novo News Feed. Além disso, se o usuário interagiu muitas vezes com uma página, o algoritmo entende o que aquele usuário quer ler, e aquele tópico (ou página) acaba tendo suas chances de ser exibida na News Feed aumentadas.

Ainda não sabemos quais são as consequências práticas que essa mudança terá na experiência dos usuários de um modo geral. Mas, se de repente, você começar a ver um monte de publicações antigas em sua News Feed, você já sabe qual é o motivo.

Via Facebook