ifixit-macbook-air-ssd-2015-03-12-01

A porta USB Type-C e a bateria de 18 horas do novo MacBook monopolizaram as postagens da semana, mas vale a pena lembrar que os modelos MacBook Air e MacBook Pro (13″) da Apple também foram atualizados. E trazem segredos daquela empresa sul-coreana que a Apple tanto ama: a Samsung.

No caso do MacBook Air de 13 polegadas, a renovação interna não só se reflete nos novos processadores Broadwell Core i5 e Core i7 da Intel: também temos uma unidade SSD “até duas vezes mais rápida” que a geração anterior. O site iFixit descobriu que o salto qualitativo desse item se explica pela escolha da Apple pelo novo SSD SM951 da Samsung, apresentado na CES 2015.

ifixit-macbook-air-ssd-2015-03-12-02-1

O MacBook Air foi desmontado, e revela uma unidade de 128 GB, tal como se vê na imagem superior, capaz de alcançar velocidades de leitura de até 2.15 GB/s, e de 1.55 GB/s de gravação, em interfaces PCIe 3.0.

TcmTDvLOfHFwKNxr

No caso do MacBook Air de 11 polegadas, a Apple optou por uma unidade da Sandisk (foto acima), com velocidades de 668 MB/s.

A boa notícia é que se você não se conforma com esses itens, pode abrir o MacBook Air e trocar a unidade SSD por conta própria. A má notícia é a avaliação do iFixit sobre o seu nível de reparação do produto – 4/10, onde quanto mais baixa a pontuação, mais difícil o produto é de ser reparado.

Via iFixit, (2)Macrumors