2013_mac_pro

A Apple apresentou ao mundo hoje (10/06), durante o seu evento na WWDC 2013, o novo Mac Pro, o seu desktop profissional. E, convenhamos: ele está lindo! Feito com uma carcaça externa de alumínio em formato cilíndrico, ele possui apenas 1/8 do volume da versão anterior. E mesmo sendo menor, ele é muito mais potente.

O novo Mac Pro conta com um novo processador Intel Xeon de 12 núcleos (256-bit), e para o armazenamento de arquivos e do sistema operacional, a Apple decidiu optar pelo armazenamento em flash, com unidades de última geração, trabalhando em conjunto com controladores PCIe. Tais unidades podem alcançar velocidades máximas de leitura de dados de 1.25 GBps, e de gravação de 1.0 GBps. Para aqueles que desejam adicionar um armazenamento extra ao produto, saiba que ele possui suporte para unidades compatíveis com o Thunderbolt 2.

A Thunderbolt 2 suporta velocidades de até 20 Gbps, com seis dispositivos conectados por porta. O novo Mac Pro conta com seis portas Thunderbolt para uso. Logo, você pode conectar até 36 dispositivos externos em um mesmo computador. Além disso, o dekstop conta com portas dual gigabit ethernet, entradas e saídas de áudio, quatro portas USB 3.0 e saída HDMI.

Sobre a memória, o novo Mac Pro conta com portas DDR 3 de 1866 MHz, com quatro canais e desempenho de 60 GBps. Na parte gráfica, encontramos duas GPUs ATI FirePro, com um suporte total de stream de 4096 processos simultâneos. Essa unidade gráfica suporta até três monitores simultaneamente em cada porta, permitindo a reprodução de conteúdos em 4K Ultra HD.

O novo Mac Pro pode ser customizado de acordo com a necessidade do cliente (talvez por isso não contamos com métricas em seus itens de hardware, por enquanto). Não tem preço anunciado, mas sabemos que será lançado nos Estados Unidos ainda em 2013. Aliás, o novo Mac Pro também será fabricado em território norte-americano.