ipad-pro-mini

O novo iPad Pro de 9.7 polegadas conta com o já conhecido Apple SIM, que permite a escolha de diferentes operadoras a partir do próprio dispositivo. Porém, a Apple não disse que já integrou nesse novo tablet o e-SIM, sendo o primeiro do mercado a contar com esta característica.

O e-SIM foi apresentado na última edição da Mobile World Congress, e o seu principal benefício é poder trocar de operadora sem a necessidade de trocar de chip, além de oferecer a conexão móvel para diversos dispositivos que até agora não contavam com tal característica. O primeiro dispositivo a contar com um chip desses foi o Samsung Gear S2.

 

O slot nanoSIM não desapareceu

O novo iPad Pro de 9.7 polegadas terá duas versões: uma com o SIM em branco e outra com a e-SIM, mas sem abrir mão do clássico slot nanoSIM. A razão para manter o slot é muito clara: a Apple tem poucas operadoras que suportam o SIM virtual.

Nos Estados Unidos, apenas T-Mobile e Sprint anunciaram compatibilidade com o SIM virtual. A AT&T será compatível, mas se utilizar vai bloquear o SIM para uso exclusivo com a operadora. A Verizon não será compatível. Não há informações de parcerias com operadoras de outros países.

Não duvidamos que, com o passar do tempo, todas as operadoras acabem sendo compatíveis com o Apple SIM e o e-SIM, que está chegando ao mercado.

Via re/code