ipadmini.jpg

Várias fontes do Wall Street Journal afirmam que a segunda geração do iPad mini contará com uma tela Retina de alta resolução. Até aí, sem novidades (muitos já apostavam nisso). A surpresa vem agora: essa tela Retina seria fornecida pela Samsung. Chocados? Não deveriam ficar.

A ideia não é nada descabida. Quando o primeiro modelo chegou ao mercado, o iPad tradicional já contava com uma tela Retina. Logo, o mais lógico era que uma geração futura do iPad mini também recebesse o mesmo benefício, contando com uma maior resolução no futuro. Mas… e quanto a ser uma tela da Samsung?

Inicialmente, a Apple teria pensado em utilizar telas da Sharp e da LG. Porém, teve que adicionar a Samsung na sua lista de provedores para garantir que todos os pedidos chegariam ao mercado a tempo. A decisão, que para muitos pode parecer estranha (por causa da relação de amor e ódio que as duas empresas possuem na famigerada “guerra de patentes”) tem lá a sua lógica. E mesmo com tais divergências, quando existe uma oportunidade das duas empresas fecharem algum negócio, rapidamente elas o fazem.

Afinal de contas… inimigos, inimigos… lucros a parte.

Desta forma, graças às telas da Samsung, a Apple não terá problemas em lançar o novo iPad mini antes do final de 2013. Até porque o período de vendas de Natal é o mais importante para a maioria dos fabricantes, e a Apple não poderia ficar sem novos produtos para esse período.

Por outro lado, uma nova questão é levantada. O iPad mini, é um produto de elevada qualidade. Fato. Mas uma de suas bases está no seu preço. A incorporação da tela Retina pode fazer com que o produto fique ainda mais caro em relação aos seus adversários diretos?

Fica a esperança que a Apple siga mantendo a sua política de adicionar melhorias a um produto, mas mantendo o preço da geração anterior. Caso contrário, eles vão se aproximar muito do valor do iPad tradicional, e isso poderia reduzir as vendas dos dois produtos a longo prazo. É claro que também existe a possibilidade da Apple lançar novos modelos de iPad mini, com especificações atualizadas, e com as duas opções de tela (com ou sem Retina).

Por fim, os rumores informam que o novo iPad mini seria lançado ainda nesse terceiro trimestre. Vamos ficar atentos para as próximas novidades sobre esse assunto.

Via WSJ