A Mobile World Congress 2013 não se destaca apenas pelos smartphones, tablets e gadgets que podemos levar no bolso. A Ford, por exemplo, decidiu apresentar a versão final de produção do seu Novo EcoSport no evento de Barcelona, permitindo assim que o Brasil participasse do evento com um lançamento relevante.

Explico: o Novo EcoSport é um utilitário criado no Brasil, e vai começar a ser vendido no continente europeu em 2013. E o que esse carro tem a ver com o mundo da mobilidade? Além de contar com o Sync, ele será um dos primeiros na Europa a trabalhar com o sistema Ford Sync AppLink, permitindo assim o controle de aplicativos de smartphones por comandos de voz.

O EcoSport será o segundo utilitário esportivo a ampliar a linha de produtos da Ford na Europa, combinando a agilidade e economia de combustível de um compacto familiar com flexibilidade, espaço e capacidade de rodagem típicas de um modelo esportivo. Aliás, essa vem sendo uma tendência da Ford nos seus mais recentes lançamentos (vide o novo Fusion 2.5 Flex 2013 que testamos nesse último final de semana).

O Novo EcoSport lançado na Europa conta com três versões de motores, além de tecnologias avançadas de auxílio e assistência ao motorista, como controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa, entre outros.

A Ford também anunciou na MWC 2013 a sua parceria com o Spotify, que por sua vez vai fornecer músicas para o Ford Sync AppLink na Europa. O seu catálogo é de mais de 20 milhões de músicas em modo “on demand”, e a partir do AppLink, os motoristas poderão acessar suas músicas por comando de voz. Outros aplicativos serão lançados no mercado europeu, como o Kaliki, que oferta jornais e revistas no formato de áudio, o Glympse, que permite ao usuário compartilhar a sua localização com amigos e familiares em um mapa, e o Aha, que tem mais de 30 mil canais de entretenimento e notícias, além de posts do Facebook e Twitter, serviços diversos e previsão do tempo.