650_1000_gs5inter

A Samsung escolheu Don-tae Lee para tentar se reinventar na sua parte de design de produtos. Porém, ninguém sabe quem é esse moço. Ok… saiba que Lee foi presidente da Tangerine, um estúdio de design de Londres criado por Jony Ive. Isso mesmo, aquele Jony Ive… chefe de deisgn da Apple.

É difícil dizer o quanto da Tangerine estará presente na nova Samsung. Pode ser que Don faça uma revolução completa nas linhas de dispositivos, ou pode ser que a transição seja mais tranquila. Só o futuro vai dizer o que vai acontecer.

Fato é que Samsung e Don se conhecem bem, uma vez que os coreanos já trabalharam com a empresa londrina em vários conceitos de produtos entre 2006 e 2012.

O design é uma parte crítica na nova geração de smartphones Samsung. Mesmo com um Galaxy S5 poderoso, essa parte não funcionou tão bem como em modelos anteriores. E para complicar, a concorrência subiu o nível nos últimos lançamentos de modelos top de linha. Não é tudo culpa de um design, mas mudar os ares de vez em quando faz bem.

Na Samsung, Don terá a responsabilidade de criar uma linguagem de design, algo que está acima da aparência de um modelo completo. E se ele seguir os passos de Jony Ive, ele também vai precisar mexer na parte de software. Lembrando que sua missão vai muito além de criar um novo Galaxy S, mas sim interferir em todo o tipo de produto da empresa.

650_1000_20150115001078_0

Don-tae Lee tem 47 anos, e nasceu em Seul. Ele estudou na Royal College of Art de Londres, e entre os seus trabalhos mais conhecidos, ele redesenhou as cabines de passageiros da classe executiva dos aviões da British Airways. Também tem projetos relacionados com estações de carga para carros, ou faróis que funcionam com a luz solar.

Don também atuou como consultor de design em empresas como LG, Toyota, P&G e Panasonic, e é professor de design industrial da Universidade Hongik (Coreia do Sul).

Podemos esperar novidades interessantes para 2015 por parte da Samsung, e como Don começa a trabalhar ainda nesse mês na empresa, não imaginamos que para a Mobile World Congress teremos algo com sua influência. Agora se fala de relógios com design circular, telas curvadas e materiais metálicos para um próximo Galaxy S.

Mas… quem sabe no segundo semestre?

 

Via Korea Heald