A Nokia está se movimentando como nunca para o seu evento de 5 de setembro, em parceria com a Microsoft. O cenário? A capital do mundo, Nova York, onde tudo vai acontecer por lá naquela semana (evento da Motorola no mesmo dia, suposto lançamento de novo tablet Kindle da Amazon no dia 6, O MTV Video Music Awards no dia seguinte…). Fato é que este post serve para te deixar por dentro de algumas coisas que estão sendo ditas lá fora, e que podem muito bem estar presentes no evento de lançamento dos novos smarts da Nokia com Windows Phone 8.

Começamos por esta imagem que você vê acima. Segundo Eldar Murtazin, a Nokia já tem patenteado o design do futuro Nokia Phi (não se sabe ainda se o aparelho vai receber este nome), e o mesmo é dado como certo no evento de setembro, inclusive com algumas especificações já confirmadas internamente pela empresa. Os rumores afirmam que o modelo deve contar com um case externo muito resistente, e deve seguir a linha de design apresentada pelos modelos Lumia 800 ou Lumia 900.

De fato, olhando atentamente para os desenhos acima, o modelo lembra mesmo os primeiros aparelhos da linha Lumia, com alguns elementos de outros modelos do passado da Nokia, pertencentes a outras linhas. Apesar do formato retangular sem cantos arredondados (evitando assim polêmicas judicias desnecessárias, para saber quem foi que inventou o retângulo com cantos arredondados), o desenho mostra claramente uma discreta curvatura na tela, que sugere uma maior comodidade ao colocar o aparelho contra o rosto.

Outros nomes de dispositivos citados pelas fontes internacionais são “Arrow” e “Atlas”, que também fariam parte do novo line-up de produtos da linha Lumia. Todos os nomes citados podem ser modificados a qualquer momento, ou seja, temos que esperar até 5 de setembro para que tudo seja confirmado (ou desmentido).

Além disso, os dispositivos devem ser lançados inicialmente pela operadora AT&T nos Estados Unidos, e o Arrow também deve estar presente no ato do lançamento na T-Mobile. Segundo o SlashGear, o Arrow seria o modelo de linha média, enquanto que o Phi seria o top de linha dessa nova leva de dispositivos. O Atlas seria uma variante do Arrow, mas para a operadora Verizon, tanto que os modelos devem ser muito próximos nas suas especificações finais.

Voltando a falar do Nokia Phi. O modelo deve chegar ao mercado com um corpo recoberto em policarbonato, e com uma variação de cores bem similar aos modelos Lumia que temos hoje no mercado, com uma alta qualidade final de acabamento. Também são esperadas melhorias na qualidade da câmera (até mesmo a presença da tecnologia PureView nos novos modelos com Windows Phone 8), melhorias do display e um hardware devidamente ajustado para suportar todas essas novidades.

Por fim, uma suposta imagem do Nokia Lumia PureView com Windows Phone 8 apareceu na internet. Teoricamente, ele teria o mesmo sensor de 41 megapixels que o PureView 808, mas na prática, isso é muito difícil de acontecer, pelo menos com o hardware que temos hoje para combinar as duas tecnologias (Windows Phone + PureView). Rumores apontam que, se realmente a Nokia adotar o PureView no Windows Phone 8, ele estaria limitado a, no máximo, 20 megapixels de resolução de câmera.

E tudo isso, só vamos confirmar no começo de setembro. Até lá, muitos rumores vão rolar no meio do caminho.