Xbox-LIVE-2

Nem tudo no evento da Microsoft na E3 2013 foi sobre o Xbox One ou o Xbox 360 (ou os novos jogos para esses consoles). Duas importantes novidades foram anunciadas para os usuários da Xbox Live: o fim dos Microsoft Points, e a oferta de jogos gratuitos para os assinantes da Live Gold.

Começando pela primeira notícia. Como você bem sabe, até agora, os usuários tinham que adquirir os Microsoft Points para comprar jogos ou conteúdos adicionais. Porém, a Microsoft optou por aproximar mais o mundo real dos jogadores virtuais, fazendo com que as compras passem a utilizar a moeda local para pagamentos desses conteúdos.

Isso pode ser uma faca de dois gumes no Brasil, uma vez que alguns jogos podem ficar tecnicamente mais caros quando convertidos do valor correspondente ao MS Points para o Real. Por outro lado, facilita a vida daqueles que não querem comprar (por exemplo) 2.000 MS Points para comprar um jogo que valia 800 MS Points.

Além disso, as contas Gold podem ser compartilhadas entre membros da mesma família a partir de agora, evitando assim que pai e filho tenham que comprar duas vezes o mesmo conteúdo, em contas separadas.

A segunda novidade é voltada aos assinantes da Xbox Live Gold. A partir do mês de julho, os membros dessa modalidade de assinatura receberão dois jogos grátis por mês. Entre os títulos prometidos estão jogos do calibre de Assassin’s Creed II e Halo 3.

Aqui, temos duas estratégias bem claras. A primeira é para responder à Sony, que vai oferecer jogos grátis para o PS Plus (porém, com duração limitada). A segunda é fidelizar o jogador na Live Gold, oferecendo uma vantagem que seja real e efetiva, e não apenas o direito de jogar online com os amigos.

Ainda não há informações se o Brasil contará com esse segundo benefício. Aguardamos um contato da Microsoft Brasil, se manifestando sobre o assunto.

Via Engadget (fim do MS Points e jogos grátis na Live Gold)