Duas notícias importantes sobre o Google para esta terça-feira. A primeira delas se refere ao Android 4.1 Jelly Bean. O Google publicou hoje (10/07) o código fonte da última versão do seu sistema operacional, permitindo assim aos desenvolvedores o download imediato para compilação, adaptação e desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos que já contam com o sistema operacional móvel (até o momento o Nexus 7 e o Galaxy Nexus). Também foi informado que os códigos binários do Jelly Bean para o Nexus S e Motorola Xoom estarão disponíveis em breve.

A disponibilidade do código fonte indica que fabricantes e desenvolvedores de mods (como o pessoal do CyanogenMod) poderão trabalhar em suas versões do sistema operacional a partir de hoje, permitindo que os usuários mais corajosos instalem os mods do Jelly Bean em aparelhos que originalmente não vão receber a mais recente versão do sistema operacional (como o Galaxy S II) em breve.

A segunda notícia está ligada ao navegador do Google, o Chrome. Ainda que para muitas pessoas o uso de uma webcam com o navegador não represente algo muito importante, a realidade é que a tecnologia que permite a exibição de vídeos em um PC conectado à Internet está mudando rapidamente. E a nova versão do Chrome é uma amostra disso.

Na demonstração da versão beta do novo Google Chrome, graças a uma integração do padrão WebRTC, já não é necessário ter um plugin como o Flash instalado para obter acesso à webcam e microfone. A API de vídeo (getUserMedia) desenvolvida pelo Google permite o uso de filtros CSS e WebGL para aplicar modificações e efeitos ao vivo nos vídeos transmitidos.

E essa não é a única novidade. O novo software inclui ainda uma API JavaScript para joysticks, que permite uma interação dos usuários de forma mais cômoda e natural com os seus jogos. O melhor de tudo é que já é possível fazer o download da versão beta do navegador, para que você possa testar por sua conta e risco (ou seja, certamente está sujeita a bugs e imperfeições; pense bem antes de instalar o software).

Via Google (link 01 e link 02)