800px-cell_phone_use_while_driving

O distrito de Nassau, no estado de Nova York (EUA) propõe o bloqueio do sistema de mensagens instantâneas do smrtphone daqueles que estão dirigindo seus veículos. Pesquisas (e o bom senso) sugerem que dirigir enquanto digitamos mensagens de texto pode ser algo tão perigoso quanto dirigir alcoolizado, inclusive sendo mais intrusivo nos mais jovens.

Kathleen Rice, fiscal municipal, enviou uma carta aos responsáveis pelo segmento de inovação das principais marcas do mercado (Apple, Google, Microsoft, BlackBerry, etc), solicitando o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de bloquear os serviços de mensagens dos motoristas durante a direção. São duas opções propostas: a instalação de aplicativos de terceiros que realizam o bloqueio, ou a incorporação de uma função dentro dos sistemas operacionais.

A primeira opção seria algo voluntário para os usuários, que podem receber em troca descontos em planos e serviços. Porém, o sistema de bloqueio pode ser algo obrigatório para todos, com pena de multas pesadas para quem não cumprir a lei.

Não sabemos se a medida vai dar certo, mas ao menos é uma tentativa corajosa para tentar resolver esse problema. O que lamento é que é necessário criar uma lei para obrigar as pessoas a terem bom senso. Justamente porque falta isso para alguns motoristas.

Via Nassau Country