nova-flash-800x544

Apesar do fato dos smartphones contarem com câmeras cada vez melhores, o flash desses dispositivos ainda é um ponto fraco. O novo iPhone 5s parece ter corrigido – em partes – esse problema, mas tanto o iPhone 5c como os modelos anteriores ainda estão muito abaixo do ideal para quem quer fazer um pouco mais no mundo da fotografia. Isso pode ser resolvido com a ajuda do Nova, esse flash de bolso para os smartphones da Apple, que está em fase de financiamento na Kickstarter.

O Nova tem o tamanho de um cartão de crédito, e se conecta com o smartphone via Bluetooth (funciona com uma distância máxima de 6 metros). Com os seus 40 pontos de luz, é capaz de gerar uma iluminação “suave e natural”, tornando as imagens “mais ricas em cores e em profundidade”, segundo informam os criadores do projeto. O dispositivo possui dimensões de 86 x 53 x 6,3 mm, e peso de 150 gramas.

O usuário pode configurar a forma que o dispositivo emite a luz, permitindo configurar a distância, a direção e o ângulo. Isso permite criar efeitos diferentes para cada momento, oferecendo uma captação de todos os detalhes de uma cena, enquanto uma luz mais suave ilumina a pessoa e o seu entorno, reduzindo as sombras (por exemplo).

Por enquanto, ele está em processo de crowdfunding na Kickstarter, com preço sugerido de US$ 54 (uma opção mais barata, com apenas os componentes eletrônicos é oferecida por US$ 39, mas sem todo o design e comodidade do produto final). A ideia dos criadores do Nova é que a produção comece assim que a campanha de arrecadação terminar, no começo de outubro, de modo que os envios começarão em janeiro, e os usuários começarão a receber o flash de bolso em fevereiro.

Por enquanto, o produto é compatível apenas com as versões iOS 6 e iOS 7, mas é possível que no futuro apareça uma versão compatível com o Android.

 

Via Kickstarter