Chega de apertar botões. Chega desse sofrimento de você, no escuro do cinema ou do seu quarto, ter que recorrer a um botão físico para ligar o seu celular, ou sair do modo de hibernação. O blog do MIT, Technology Review, informa que a empresa Nuance Communications está desenvolvendo um software de reconhecimento de voz que será capaz de fazer o seu telefone sair do modo de hibernação apenas falando com ele. Ou, como no caso da foto acima, berrando.

O software recebe o nome de Dragon NaturallySpeaking, e a tecnologia que eles estão desenvolvendo tem como objetivo tornar o celular ainda mais acessível para deficientes e idosos, que naturalmente são os dois grupos de pessoas que enfrentam uma maior dificuldade em utilizar dispositivos eletrônicos. Até porque falar é muito mais fácil do que digitar em algumas situações.

Para ser mais específico, a Nuance está em negociação com “um grande número de fabricantes” para desenvolver um chipset que seja capaz de trabalhar em conjunto com esse software que fará os futuros telefones despertarem do modo de hibernação apenas com o comando de voz. Um software não é o suficiente sem um hardware que interprete esse comando, que por sua vez vai ativar os recursos físicos necessários para o telefone funcionar.

O objetivo da empresa é que a versão comercial dessa tecnologia esteja disponível aos fabricantes de celulares e smartphones em até dois anos.

Via Technology Review, BGR.com