Os recursos multitarefa são sempre muito bem vindos nos dias de hoje, mas em alguns momentos você precisa se concentrar no que está fazendo, e não pode ser atrapalhado pelas notificações no Twitter, Facebook, e-mails e derivados. Muitas vezes, enquanto estamos trabalhando no nosso computador ou notebook, pode ser irritante receber essas notificações, principalmente quando estamos no meio de um trabalho importante ou urgente.

Isso não só acaba distraindo você, mas promove uma perca de tempo desnecessária, quando você percebe que aquela notificação exibe uma informação considerada insignificante ou irrelevante. Mas esse problema pode acabar em breve. A equipe de Estudos Avançados de uma universidade japonesa está trabalhando em uma nova tecnologia, que pode automaticamente perceber quando você está trabalhando diante do PC, desativando essas notificações.

Os pesquisadores monitoraram quando os usuários estão trabalhando, através da atividade do teclado. Quanto maior a atividade, mais ocupados eles estão – e quando isso acontece, essa tecnologia automaticamente bloqueia qualquer tipo de notificação vinda do mundo exterior. A tecnologia foi testada com diversos voluntários e, até agora, teve 80% de sucesso nos testes.

O objetivo agora é implementar outras formas e verificação da atividade do usuário diante do computador. Afinal de contas, existem situações que, mesmo quando não estamos digitando, podemos estar ocupados, lendo algum texto importante na tela do computador. Os pesquisadores pretendem inclusive adicionar um mecanismo nesta tecnologia para determinar quando o usuário está olhando para a tela por muito tempo, justamente para não se confundir pela ausência de digitação no teclado, e interpretar o momento como tempo ocioso.

Via NewsCientist