novo-google-play-android

A nova versão da Google Play Store foi lançada oficialmente, depois de alguns vazamentos prévios na internet. A loja de conteúdos para dispositivos Android foi redesenhada, e agora conta com uma interface muito mais limpa, simples e altamente inspirada no Holo, a interface de usuário que dá vida a muitos dispositivos Android desde o lançamento da versão 4.0 Ice Cream Sandwich.

A nova Google Play ordena de forma muito mais agradável as categorias de conteúdo disponíveis. Na tela inicial, logo de cara, encontramos as principais categorias da loja, divididas em:

  • Aplicativos
  • Jogos
  • Filmes e TV
  • Música
  • Livros
  • Revistas

Alguns conteúdos ainda não estão disponíveis em todos os países, mas o que realmente importa é que a nova interface da Google Play Store parece ser muito mais fácil de utilizar. É claramente pensada para se aproximar da proposta gráfica do Google Now, o gerenciador inteligente do Google, para que todos os aplicativos, filmes músicas e conteúdo em geral fiquem dispostos em “pastas” separadas.

O que mais chama a atenção nessa nova proposta (e é o grande atrativo desse novo design) é que por estar tudo dividido, é possível detectar um pequeno espaço entre as aplicações (ou entre qualquer tipo de conteúdo exibido), o que facilita a sua visualização, tornando a sua aparência mais leve para quem está vendo, com uma menor saturação gráfica.

Além disso, a seção de itens em destaque em algumas telas contam com um visual moderno e atraente, dando destaque ao aplicativo em si, e aumentando as chances de você instalar aquele aplicativo que você está consultando. Mesmo que você não tenha nenhuma certeza se vai utilizá-lo no futuro.

novo-google-play-tablets

Outro ponto positivo é que, mais uma vez, não há praticamente nenhuma diferença destacável entre a interface da nova Google Play nas suas versões para smartphones e tablets. Hugo Barra e sua equipe conseguiram fazer com que a interface ficasse unificada para os dois tipos de dispositivo, tornando o salto de uma plataforma para outra algo muito simples para o usuário. Esse era um dos principais objetivos de Barra desde o lançamento do Android 4.0.

A nova versão da Google Play Store está disponível para dispositivos com Android a partir da versão 2.2 ou superior. Ou seja, a grande maioria dos usuários vão receber as novidades. Se o software ainda não chegou ao seu dispositivo, tenha um pouco de paciência, pois a atualização será enviada automaticamente para o seu smartphone ou tablet.

Via Blog Oficial do Android