android-malware-ameaça

Uma nova ameaça ao Android descoberta pela Trend Micro tira o sono do Google, colocando em risco dispositivos de milhões de usuários. No mês passado, eles enviaram para a gigante de Mountain View o alerta sobre o problema, que ainda não foi resolvido, e foi catalogado como de ‘baixa relevância’.

Por enquanto, não há notícias de que ele tenha sido aproveitado por alguém, muito menos se há uma solução. O problema afeta os dispositivos Android na versão 4.3 ou superiores (hoje são 50% dos dispositivos Android do mercado).

A falha (de novo) envolve elementos multimídia em forma de vídeo como protagonista. Nesse caso, se produz com vídeos MKV alterados que afetam ao servidor multimídia do dispositivo, e que fazem com que eles fiquem irreversivelmente em uma tela preta, perdendo a sua capacidade tátil, e não permitindo que chamadas ou mensagens sejam recebidas ou realizadas, por conta das diversas petições que bloqueiam o dispositivo.

falha-android-trend-micro

O processo para bloquear o dispositivo pode vir de um site malicioso que possui o vídeo, ou diretamente por um aplicativo. No segundo caso, a solução de reiniciar o smartphone não seria suficiente, pois mais uma vez o aplicativo bloquearia o dispositivo, deixando o mesmo ‘inútil’.

Aguardamos por uma solução. Quando ela surgir, compartilharemos com vocês.

 

Via Trend Micro