notification

 

As notificações são úteis e bem vindas. Porém, se tornaram tão comuns e recorrentes que perderam o seu propósito inicial. E a culpa é dos desenvolvedores, que simplesmente perderam a noção.

É risível a quantidade de notificações que recebemos hoje nos smartphones, e hoje quase todos os apps (e agora sites de internet) enviam notificações, achando que a maioria das pessoas querem saber sobre qualquer coisa a qualquer momento.

Infelizmente, é isso o que acontece.

No lugar de serem pensados como ferramenta a serviço do usuário, são chamarizes onde os desenvolvedores querem um falar mais alto que o outro para inflar seus números de permanência no aplicativo.

Uma coisa é ser notificado ou lembrado sobre algo realmente importante, quando uma pessoa em específico manda um e-mail ou mensagem urgente.

A outra é receber notificações de todas as mensagens de um grupo de amigos em um grupo de WhatsApp ou do Messenger, o que é bem chato quando estamos no meio de algo realmente importante e não podemos (ou queremos) distrações.

É claro que podemos desligar as notificações temporariamente, mas isso não é uma solução quando algo realmente urgente acontece e precisamos estar conectados.

De qualquer forma, gerenciar as notificações não é uma tarefa fácil. Mas podemos começar chamando a atenção dos desenvolvedores, exigindo que não tomem muito do nosso tempo, garantindo o nosso direito de não sermos importunados por qualquer besteira.