A Sybase, Inc., fornecedora de software e serviços voltados ao gerenciamento, análise e disponibilidade das informações no ambiente móvel, anuncia a versão mais recente do servidor analítico Sybase IQ 15.2. Com busca completa de textos, query federation e recursos analíticos habilitados para a Web, a solução oferece recursos de respostas e reporting de negócios de forma mais rápida e consistente, transformando dados brutos em informações acessíveis.

Sybase IQ 15.2 é o primeiro sistema analítico de bancos de dados que oferece recursos de busca de textos e analítica. Estima-se que a maioria das informações corporativas esteja bloqueada em textos não estruturados, em formatos que vão desde e-mail, respostas de pesquisas e notas de contact centers, até páginas da Web, artigos noticiosos e mídia social. O Sybase IQ permite que os tomadores de decisões analisem as tendências dos negócios, façam previsões dos resultados e revisem estratégias, normalmente em questão de segundos.

De acordo com o relatório independente da Forrester Research (Forrester TechRadar™: Enterprise Data Integration, Q1 2010, Forrester Research, Inc., Fevereiro de 2010.), mais de 70% das informações das organizações são de conteúdo não estruturado, que normalmente não é acessível em projetos de integração de dados, principalmente em virtude das limitações tecnológicas. Hoje, várias ferramentas estão tentando superar o grande desafio da integração de dados estruturados com conteúdo não estruturado e semi-estruturado.