A Norton/Symantec promoveu hoje (30/03) um webinar para apresentar a nova versão do seu pacote de soluções de proteção do sistema, o Norton 360 v5. Este post apresenta esta e as principais novidades da empresa para o mercado de segurança doméstica e corporativa, para as diferentes plataformas e dispositivos eletrônicos que temos no mercado.

Bruno Rossini, gerente de RP da Norton na América Latica, começa a apresentação declarando que o principal objetivo dos cyber-criminosos é o lucro. Ganhar dinheiro das pessoas, tornando sério uma atividade criminosa que antes era vista como uma brincadeira. A principal ameaça de 2010 foi os falsos programas de anti-virus, que se comporta como um programa de verdade, mas que na verdade, permite a busca de dados do usuário e entrega os mesmos para o hacker. Não há nada suspeito para o usuário, e por causa disso, se tornou a maior ameaça existente.

Outras táticas utilizadas para enganar usuários são os programas falsos de melhora de desempenho da máquina, recursos de engenharia social (URLs ocultadas em redes sociais) e envenenamento de pesquisas online, onde os criminosos usam técnicas de SEO para optimizar links maliciosos. Para evitar esses transtornos, a Symantec recomenda que o usuário faça uma busca online nos softwares que pretendem instalar, buscando sempre as marcas mais recomendadas. Outra dica é o Norton Safe Web, que pode ser usado para identificar se a URL é maliciosa ou não.

As novidades do Norton 360 v5

O Norton 3600 é o conjunto das melhores ferramentas dos produtos Norton. Backup, recursos de segurança e proteção de identidade, manutenção da máquina, entre outros recursos de seguraça são oferecidos no Norton 360. Ele conta com o Norton Insight, que conta com 5 camadas de proteção para o usuário, que trabalha com o antivírus tradicional, que inclui detecção heurística, bloqueio comportamental, analisando o comportamento suspeito do software, prevensão de intrusos e restrição configurada. Uma combinação que, trabalhando com a base de dados dos colaboradores de desenvolvimento de produtos Norton, o Insight oferece uma segurança maior para evitar as ameaças online.

Outra novidade é o Norton Safe Web, que permite que o usuário tenha a resposta rápida sobre a autenticidade e segurança de uma página. Esse serviço é fornecido pela Norton e VeriSign. Em cada busca na web, ao lado do link exibido na resposta da busca, você tem um ícone indicando que o site é confiável. O serviço funciona com os principais buscadores da web (Google, Bing e Yahoo).

Além disso, a ferramenta de backup do serviço melhorou em 10%, e a ferramenta de recuperação foi melhorada em 18%. A Norton enfatiza que sua ferramenta de backup é também um assistente, orientando o usuário sobre quais arquivos ele quer salvar. Além disso, a Norton oferece 2 GB de espaço em cloud computing por licença, para armazenar esse backup online. Caso seja necessário, o usuário pode comprar mais espaço online.

Outro destaque do Norton 360 é a monitoração dos recursos da máquina do usuário. Se um aplicativo utilizar muitos recursos da máquina, ele alerta o usuário, mostrando qual é o aplicativo, para que o usuário possa decidir o que fazer.

Abaixo, você tem a nova interface do produto. Destaque para o mapa-mundi na parte inferior, que mostram as ameaças virtuais presentes nas principais cidades do mundo.

Segundo a empresa, o Norton 360 teve um resultado de performance melhor que os concorrentes (pelo teste feito do PassMark 2011). Abaixo, você tem mairoes informações dos principais destaques do produto.

Para o futuro, eles pretendem lançar o Norton for Smart Devices, para proteger produtos conectados como videogames, set-top boxes, TVs com aplicativos, unidades de Blu-ray com recursos online, entre outros. Basicamente, eles protegem uma série de produtos que não entram na categoria de computadores, smartphones, celulares, entre outros.

Outro destaque vai para o Norton Online Family, que permite que os pais façam o monitoramento e gerenciamento das atividades dos filhos na internet.

Abaixo, as principais propostas da Norton para proteção online.

Por fim, eles falaram do Cybercrime Index, que mostra o índice de crimes cibernéticos do dia, sendo uma espécie de “termômetro” das ameaças online.

Acesse:

Norton DNS
Norton Online Family
Norton Cybercrime Index
Norton Safe Web