Estivemos na semana passada em São Paulo para fazer a cobertura de lançamento da linha Norton 2011, voltada para segurança de usuários de computadores e dispositivos móveis. Hoje, vamos relatar com mais detalhes as principais novidades desses novos produtos, e como eles podem ajudar na segurança de nossos gadgets.

A primeira novidade apresentada pela Symantec é que o novo pacote de produtos Norton (Norton AntiVirus 2011 e Norton Internet Security 2011) é o único que atingiu 100% de proteção, em testes realizados pela Dennis Labs, empresa especializada em testar programas e recursos de segurança para o PC. A Symantec informou que trabalhou de modo que a linha 2011 oferecesse a proteção e o desempenho necessários para que o usuário tenha a melhor experiência possível. Outra novidade é a chegada do Norton Power Eraser, ferramenta gratuita que elimina de forma mais agressiva aplicativos de antivírus falsos, ou “scareware”.

A Presidente da Unidade de Negócios ao Consumidor da Symantec, Janice Chaffin, esteve no Brasil para o evento latino-americano de lançamento do Norton 2011, e disse que, hoje, os criminosos cibernéticos não cedem, e as proteções precisam ser mais efetivas e eficientes, e que os produtos Norton 2011 oferecem a proteção mais abrangente do mercado, com ferramentas adicionais que agregam poder de proteção aos usuários.

Segundo a Dennis Labs, a Norton é a primeira colocada nos testes de detecção de ameaças no “mundo real” (testes em situações práticas e cotidianas de infecção), obtendo 100% de pontuação de proteção pelo segundo ano consecutivo. A metodologia da Dennis Labs foi analisada pela Anti-Malware Testing Standards Organization (AMTSO), e recebeu o nível de conformidade de 100%. Além disso, o Norton 2011 liderou um conjunto de 12 ofertas de segurança competitivas, tanto na parte de detecção, quanto na parte de eliminação e ameaças. Vamos conhecer abaixo alguns dos principais recursos dessa nova versão:

  • Reputation Based Security (Segurança Baseada na Reputação): verifica instantaneamente quando programas foram criados e de onde se originaram para identificar e bloquear softwares maliciosos mais rápido do que nunca. O sistema de reputação da Norton também possibilita que os usuários determinem se o seu comportamento global de download é mais ou menos arriscado em comparação com os 58 milhões de membros da Norton Community Watch;
  • System Insight 2.0: com novos Alertas de Desempenho Pró-ativos, monitora todas as aplicações que estão sendo executadas, e agora alerta os usuários pró-ativamente caso qualquer programa esteja utilizando recursos do sistema de maneira excessiva e diminuindo sua velocidade, de maneira que possam fazer mudanças para melhorar o desempenho do computador;
  • Download Insight 2.0: oferece a proteção baseada na reputação mais agressiva disponível, verificando a segurança de cada arquivo baixado antes que ele possa rodar;
  • SONAR 3: traz um novo nível de segurança comportamental para o Norton 2011, oferecendo uma verdadeira proteção “dia zero” contra novas e emergentes ameaças que são projetadas especificamente para ludibriar outros recursos de segurança. Com suas técnicas de classificação aprimoradas, o SONAR 3 identifica softwares suspeitos com base no seu comportamento e toma automaticamente qualquer decisão em nome do usuário.
  • Norton Bootable Recovery Tool: possibilita, de uma maneira conveniente, que os usuários Norton inicializem o PC no modo de segurança quando um sistema está ou infectado com um programa maligno (rootkit) ou com algum malware problemático que torna impossível instalar um software de segurança ou até mesmo, iniciar o sistema adequadamente. Sendo a novidade deste ano, a ferramenta Norton Bootable Recovery Tool cria automaticamente um dispositivo inicializável CD/DVD/USB de uma maneira fácil e rápida. Saiba mais sobre o Norton Bootable Recovery Tool e baixe-o aqui.

O Norton 2011 também promete um excelente desempenho para os usuários. Segundo os testes da empresa PassMark Software, o Norton Internet Security 2011 conta com um desempenho 65% superior à média de pontuação dos concorrentes, faz varredura de ameaças 61% mais rápido do que a média dos concorrentes, e conta com o tempo de instalação mais rápido entre os produtos disponíveis no mercado, com 41 segundos em média. Quanto às atividades diárias do PC, como navegar na internet e copiar fotos e documentos, o Norton 2011 tem um impacto 25% menor na navegação na web, se comparado ao Norton 2010, e um impacto 60% menor na hora de copiar arquivos no computador.

O Norton 2011 também traz uma nova interface para o usuário, que permite um controle maior sobre configurações, informações sobre status de proteção e desempenho e sistemas de segurança. A novidade é a chegada do Norton Protection Map, que fornece informações atualizadas sobre as ameaças mais novas identificadas pela Norton, e contra as quais eles estão oferecendo proteção ao redor do mundo. Além disso, os usuários poderão fazer download de importantes serviços da empresa baseados em cloud computing, como o Norton Online Backup, Norton Online Family e Norton Safe Web. Isso, sem falar nas ferramentas gratuitas oferecidas pela empresa para todos os consumidores, não importando o tipo de antivírus que ele tenha em sua máquina. A diferença é que, quem já tem os produtos da Norton, já contam com esses recursos gratuitos integrados ao Norton 2011.

Uma das ferramentas mais destacadas é a Norton Power Eraser, que é especializada em eliminar de forma mais agressiva os falsos antivírus espalhados pela web (ou scanwares). Você pode baixar o Norton Power Eraser clicando aqui. Além disso, a Norton oferece o Norton Safe Web Lite, que é uma barra de ferramentas que identifica sites suspeitos antes de serem acessados, o Norton Safe Web for Facebook, que faz uma varredura dos novos feeds do Facebook, buscando links suspeitos, e o Norton Online Family, que ajuda a manter seus filhos em um ambiente de navegação segura, enquanto mantém uma comunicação franca com os pais sobre suas atividades online.

O Norton Internet Security 2011 e Norton AntiVirus 2011 já estão disponíveis no mercado brasileiro, nas lojas de varejo, ou na loja online da Norton (www.symantecstore.com.br).