TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Norman, a primeira inteligência artificial que pensa como um psicopata | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Norman, a primeira inteligência artificial que pensa como um psicopata

Norman, a primeira inteligência artificial que pensa como um psicopata

Compartilhe

Um grupo de pesquisadores do MIT desenvolveu uma inteligência artificial criada especificamente para ter pensamentos similares ao de uma mente psicopata, ou algo bem próximo a isso: o Norman (em homenagem a Norman Bates, da obra Psicose de Alfred Hitchcock).

A plataforma foi exposta aos cantos mais obscuros da internet, como sites e sub-reddits centradas em assassinatos, imagens perturbadoras e situações pouco agradáveis.

Desde o começo, Norman mostrou tendências psicopatas no seu processamento de dados. Nos primeiros testes psicológicos, ele apresentava padrões com esses traços. Por isso, podemos dizer que o experimento foi um sucesso.

Paralelo ao Norman, também foi criada uma inteligência artificial normal, que aprendeu com imagens agradáveis, da natureza, animais e pessoas.

 

 

Depois as duas IAs passaram pelo teste Rorschach, o teste de interpretação de manchas de tinta. Com ele, é possível avaliar um paciente, e descobrir mais sobre a sua essência.

Nos testes, o Norman sempre foi mais deprimente, vendo assassinatos e violência em cada imagem. Já a outra IA via imagens alegres o tempo todo.

O objetivo aqui é mostrar que os dados são ainda mais importantes que o algoritmo, pois são os dados que mostram como essa inteligência artificial percebe o mundo.

Com tais experimentos, os pesquisadores do MIT buscam demonstrar os perigos por trás da IA. Já que os dados tem efeito sobre o resultado final, podemos dizer que a mesma regra se aplica a todas as tarefas.


Compartilhe