A segunda novidade da Nokia para o dia de hoje foi o Nokia X7, que apresenta um design bem diferente dos demais modelos touch da empresa, e com um forte apelo de entretenimento.

Ele possui as dimensões de 119,7 x 62,8 x 11,9 mm, com peso de 146 gramas. Ele suporta até 32 GB de memória, com cartão microSD com hot swap (incluso no kit de venda do produto cartão microSD de 8 GB). Tal como o Nokia N8, o X7 também permite a comunicação com pendrives e dispositivos USB para armazenamento de fotos, documentos, músicas, entre outros.

Sua autonomia de bateria é de até 6h30 de conversação em GSM, e até 450h no modo standby. Para execução de vídeos, o X7 pode rodar até 6h contínuas, e para músicas, ele alcança as 50 horas de execução (em modo offline). Porém, é o seu design que chama a atenção. Com cortes diagonais nos cantos, ele é diferente dos demais modelos da empresa, e oferece uma larga tela AMOLED de 4 polegadas, com resolução 16:9 nHD (640 x 360), com 16,7 milhões de cores, tela touchscreen capacitiva, acelerômetro, sensor de proximidade e detector de iluminação de ambiente.

O Nokia X7 possu teclados físicos nas suas laterais para funções específicas, como teclas de chamada, menu, liga/desliga, volume do player e câmera. Outro destaque é ele contar com teclado virtual QWERTY no modo retrato (na orientação vertical), tornando o seu uso bem prático na digitação de textos na orientação mais comum dos smartphones que temos no mercado, além de atender um pedido antigo dos usuários Nokia.

Os recursos de personalização do X7 são os mesmos do E6, que são as novidades que poderemos ver no novo Symbian Anna, permitindo de forma adicional a possibilidade de vídeo ringtones. Ele possui bateria de 1.300 mAh, conectividades WiFi, 3G e GPS, pode atuar como modem de dados e possui sincronização de dados com o Microsoft Outlook.

De forma adicional, ele possui Bluetooth 3.0, conectividade USB 2.0, sistema USB On-The-Go, conector 3,5 mm para fones de ouvido, rádio FM, além de diversos recursos para aplicativos Office, Java, ZIP entre outros.