nokia-x-android

Tão rápido quanto humanamente possível. É dessa forma que pode ser descrita a notícia do hack do Nokia X. Afinal de contas, não se passaram cinco dias do anúncio oficial do smartphone Android da Nokia, e o dispositivo já foi rooteado, para que os serviços mais importantes da Google possam ser acessados por ele, sem maiores dificuldades.

O responsável pelo pequeno milagre é o desenvolvedor espanhol Kashamalaga, que voltou da Mobile World Congress 2014 com uma unidade do Nokia X dentro da mochila. A sua ideia era comprovar quanto tempo o dispositivo iria durar em suas mãos no seu estado original. E como podemos comprovar, a resposta é “praticamente nada”.

Segundo o tutorial que Kashamalaga publicou no fórum XDA Developers, hackear um Nokia X para acessar os principais serviços da Google é algo muito simples. Tudo o que precisa ser feito é utilizar o software Galdalf Exploit para obter o acesso root, e a partir daí, realizar algumas instalações bem simples, que deixarão o smartphone pronto para aceitar o software desenvolvido para qualquer telefone com a bênção oficial da Google sem maiores problemas, incluindo o Google Experience Launcher, a Google Play e o Google Now.

Vale a pena observar que a Nokia permite a instalação de aplicativos do Android sempre que ele tenha o seu APK em separado, mas o acesso da loja da Google simplifica e muito o trabalho, aproximando assim o Nokia X do ecossistema da Google. E sim… nesse momento, ouvimos executivos da Nokia espumando de raiva.

O vídeo abaixo mostra um Nokia X com um desempenho que não podemos chamar de espetacular (não só pelo fato de ser um dispositivo recentemente hackeado, mas também pelo seu hardware limitado), mas isso se deve ao fato da Nokia ter feito o seu fork do Android a partir da versão 4.1 Jelly Bean do sistema operacional, o que distancia e muito da fluidez e velocidade do KitKat.

De qualquer forma, é um começo de um mundo alternativo do Android real para o Nokia X.

E cada vez mais eu me convenço que o Nokia X vai ser mais um #fail dos finlandeses. Talvez o último antes de ser absorvida pela Microsoft.

Vídeo abaixo.

 

Via XDA Developers