nokia-world-2013-1382372191

Daqui a algumas poucas horas, uma nova edição do Nokia World será realizada, e dado o volume de rumores que vimos nos últimos meses, entendo que é conveniente fazer uma revisão em tudo o que foi publicado até agora, para que você possa dormir mais informado, e acordar amanhã cedo comparando tudo.

O evento mais importante da Nokia acontece em Abu Dhabi, e será o primeiro após o anúncio da compra da divisão mobile da empresa por parte da Microsoft (talvez esse será o último evento da Nokia como empresa de mobilidade, do jeito que a conhecemos). Produtos para todos os gostos e formados. Pode ser o “gran finale” da Nokia em grande estilo, com um arsenal de lançamentos.

A seguir, tudo o que pode ser revelado logo mais em Abu Dhabi.

nokia-lumia-2520

Um tablet (Nokia Luma 2520)
A primeira vez que se falou na possibilidade da Nokia lançar um tablet foi em… 2010! Desde então, várias foram as ocasiões que ouvimos sobre o assunto, que os finlandeses apostariam nesse formato… mas nunca os rumores foram tão fortes, e parece que amanhã será o dia do produto ser lançado.

O que sabemos dele até agora? Não muito, mas infelizmente, tudo indica que o dispositivo vai contar com o mesmo design da linha Lumia, com os mesmos cantos marcados e cores vivas (branco, preto, vermelho e azul). Seu nome, com quase toda certeza, será “Lumia 2520”, e o modelo deve oferecer suporte às redes LTE, além de contar com o sistema Windows RT. Também se especulou o seu tamanho de 10 polegadas, e a presença de um teclado no mesmo estilo do Surface, mas tais detalhes só poderão ser confirmados mesmo no evento de logo mais.

nokia-lumia-1520-press-render

Um Phablet (Nokia Lumia 1520)
Se o tablet da Nokia já deu muito o que falar em termos de rumores na internet, o que dizer do Lumia 1520? Essa é (supostamente) uma das grandes apostas da Nokia: um telefone com tela de 6 polegadas, que vai atender aqueles que olham com bons olhos os modelos Galaxy Note II ou o novo Galaxy Note 3, mas queriam algo com o Windows Phone.

Em abril de 2013, o Financial Times se encarregou de iniciar os rumores, garantindo que a Nokia estava preparando um phablet de 5 ou 6 polegadas, mas que o produto não chegaria ao mercado antes do final do mês de agosto, quando voltaríamos a receber mais informações sobre o assunto. Então, uma imagem do produto foi publicada, além da informação que ele contará com um processador quad-core, câmera de 20 megapixels, Windows Phone 8 GDR3 e “confirmando” que o produto contaria mesmo com uma tela de 6 polegadas.

O modelo, que também foi apelidado de “Bandit”, foi visto tanto em renders como em fotos em plena luz do dia, e até estava disponível para reserva em um site chinês, onde os dados foram repetidos, como o tamanho da tela e dos megapixels do sensor traseiro. Também foi revelada a presença de um processador Snapdragon 800.

Será que a Samsung vai encontrar amanhã uma dor de cabeça em forma de Lumia 1520?

nokia-lumia-1320

Outros smartphones da linha Lumia (como o Nokia Lumia 1320)
Digamos que as grandes estrelas do evento devem ser o tablet e o smartphone com tela de 6 polegadas. Isso não impede que a Nokia apresente novos modelos para a família de smartphones Lumia, certo?

O primeiro deles seria o Lumia 1320 (foto acima), que recebeu o apelido “Batman”, que seria uma versão mais modesta do Lumia 1520. Poucos sabemos sobre esse dispositivo (muito além do que imaginamos), de modo que teremos que ter paciência, e esperar que a Nokia fale sobre o assunto.

Também podemos esperar que a revisão do Lumia 525 (que recebeu o nome de código “Glee”) seja apresentada. O modelo teria o mesmo formato do Lumia 520, mas com especificações atualizadas. Porém, não há dados filtrados sobre o aparelho. O que sabemos é que deve ser um dispositivo centrado na música.

asha-502

Telefones da linha Asha e acessórios
A linha Asha segue com um grande público, despertando muito interesse nos mercados emergentes. Por isso, não podemos deixar passar a possibilidade da Nokia lançar novos modelos dessa linha (apesar da Nokia já ter feito isso na Índia recentemente).

Segundo os vazamentos, os modelos Asha 500 e Asha 502 devem ser apresentados. Ambos contam com designs muito similares, com carcaça externa transparente, linhas bem retas e flash LED na parte traseira (no caso do Asha 502 – foto acima). Esses dois modelos acompanhariam o Asha 503, que seria uma versão similar do Asha 502, mas em versão single-SIM – o Asha 502 seria dual-SIM. Também contaria com flash LED para acompanhar a câmera e suporte para Wi-Fi.

nokia-guru

O Nokia Guru, que apareceu na web hoje, também deve ser anunciado. Esse produto nada mais é do que um player musical com suporte para NFC, conector para fones de ouvido, porta micro USB, um único botão de controle de volume, e uma tecla de reprodução no centro do dispositivo.

Também não podemos nos esquecer do “Treasure Tag”, um dispositivo Bluetooth 4.0, que foi comentado na web em julho. O misterioso equipamento também conta com um módulo NFC, e contaria com um aplicativo próprio de gerenciamento, e por enquanto, não sabemos exatamente a sua razão de existir. Talvez a Nokia esclareça isso amanhã.

Sem falar nos acessórios para os novos dispositivos, como essa carcaça para o Lumia 1520, que apareceu na internet no final da tarde de hoje.

cover-nokia-lumia-1520

E isso é turo o que podemos esperar para o evento de amanhã em Abu Dhabi.

Essa é uma Nokia World muito especial. Não duvido que a Nokia montou um grande cenário para ser notada – aliás, eles até foram para outro lado do planeta, evitando assim ser ofuscada pela Apple, que vai lançar os novos iPads no mesmo dia.

Você pode acompanhar o evento da Nokia conosco, a partir das 5h da manhã (horário de verão de Brasília). É só acessar o link do Nokia Conversations para assistir tudo, via streaming.