Apesar de lançar recentemente novos aparelhos com o sistema Symbian (que se renova mais uma vez com o nome Symbian Anna), o foco principal da Nokia está mesmo nos novos telefones com o sistema Windows Phone 7. E, apesar de uma certa demora no desenvolvimento de produtos com esse novo sistema, os progressos estão acontecendo, com boatos que indicam que Nokia começa a se decidir sobre os primeiros aparelhos a receberem o sistema da Microsoft. Nomes dos modelos? Claro: Nokia W7 e Nokia W8.

Segundo Eldar Murtazin, ele teve acesso a algumas informações privilegiadas sobre os planos da Nokia para o desenvolvimento de protótipos de produtos que contarão com o Windows Phone 7, e até alega que teve a oportunidade de fazer um rápido teste desses protótipos. A primeira informação de Eldar é sobre a nomenclatura dos aparelhos, e o desejo da Nokia em personalizar a série de aparelhos com o sistema da Microsoft com a letra “W”, o que pode realmente acontecer, já que é um traço característico da fabricante finlandesa.

Falando um pouco mais sobre os aparelhos. Eldar informa que o modelo W7 é construído baseado no hardware do Nokia X7, enquanto que o W8 é baseado no design do Nokia N8 (ou seja, a arte da foto desse post pode dar uma ideia do que pode estar por vir). Segundo Eldar, todos os protótipos da Nokia com Windows Phone 7 são construídos com chipsets da Qualcomm, e que essa foi uma exigência da Microsoft.

O Nokia W7 está sendo utilizado mais frequentemente para fins de desenvolvimento, e deve ser o primeiro modelo da Nokia a ser lançado com o sistema da Microsoft, e de acordo com Eldar, o modelo conta com uma câmera de 8 megapixels, com foco automático e flash. Murtazin ainda informa que o W7 lembra o HTC Mozart, mas sem as personalizações que a interface Sense UI promove.

Por fim, Eldar “se livra de cobranças futuras” informando que a Nokia tem, pelo menos, uma dezena de dispositivos com Windows Phone 7 que podem ser lançados em 2012 e, se nenhum dos dois modelos informados forem lançados, foi uma simples mudança de planos da empresa finlandesa.

Só o tempo vai dizer se essas informações são boatos ou fatos. O jeito é esperar.

via Engadget