nokia-here

Um consórcio integrado por AUDI AG, BMW Group e Daimler AG fecharam a compra do serviço de mapas Nokia HERE, por 2.9 bilhões de euros.

Desse modo, os rumores publicados a algum tempo são confirmados, e o Nokia HERE passa de propriedade dessas montadoras alemãs, que venceram uma concorrência onde participou outras grandes corporações interessadas, como Uber, Baidu, Tencent Holdings e Navinfo.

O Nokia HERE se manterá independente do grupo que o adquiriu, atendendo assim aos clientes de todos os setores. Obviamente será o sistema de mapas padrão dos carros da Mercedes-Benz, BMW e (supostamente) Volkswagen, matriz da Audi. As gigantes alemãs consideram os sistemas de mapas um item básico para a nova geração de carros autônomos. O desenvolvimento de carros inteligentes está em curso, e muito além das gigantes de tecnologia, o interesse das montadoras nos serviços inteligentes e inovadores é evidente: falamos de um setor de aproximadamente US$ 50 bilhões.

E sobre a Nokia, ela consegue ‘se livrar’ do HERE, gerando um enorme prejuízo para a empresa finlandesa, uma vez que eles pagaram para Navteq Corp US$ 8.1 bilhões pelo serviço. Uma vez vendida a divisão de smartphones para a Microsoft, eles passaram a focar o seu negócio nas redes. Para isso, comprou a Alcatel-Lucent por 15.6 bilhões de euros, se transformando no segundo fabricante mundial de redes de telefonia móvel, ficando atrás apenas da Ericsson.

E sim… se esqueça de novos smartphones Nokia por enquanto. Não sabemos se quando o acordo com a Microsoft permitir eles vão comercializar algum modelo, mas fica claro que eles querem mesmo se livrar daquilo que não mais faz tão bem para eles.

 

Via Yahoo!Nokia